A China Railway Construction
deu por concluída a empreitada de reconstrução da linha de caminho-de-ferro de
Benguela, em Angola, com uma extensão de 1344 quilómetros entre o Oceano
Atlântico e a República Democrática do Congo, informou quarta-feira, 13 de
Agosto de 2014, a agência noticiosa Xinhua.
Liu Feng, responsável da
empresa pelo projecto em Angola, disse que esta linha é das três grandes
existentes em Angola a que tem maior extensão, sendo igualmente a mais rápida,
ligando a cidade costeira do Lobito à vila fronteiriça de Luau, de onde prossegue
para se ligar à rede ferroviária da RD do Congo.
De acordo com a China
Railway Construction, esta empreitada, que implicou a reconstrução de 67
estações e permitirá uma velocidade máxima das composições de 90 quilómetros
por hora e 20 milhões de toneladas de carga por ano, representou para o Estado
angolano um custo de 1,83 mil milhões de dólares.
Liu disse ainda à Xinhua que
esta obra de reconstrução teve por base a bitola (distância entre carris)
utilizada na China, sendo que a anterior era a portuguesa, que não permitia
velocidades superiores a 30 quilómetros por hora.
A linha de Benguela,
construída em projecto chave-na-mão, passou a ter padrões chineses tendo, além
disso, todo o equipamento sido importado da China, com excepção de parte da
mão-de-obra, que contou com cerca de 100 mil trabalhadores angolanos.
A linha começou a ser
construída por Portugal em 1899, a ligação ao Luau foi completada em 1929 e em
1931 o porto do Lobito recebeu por via férrea o primeiro carregamento de cobre
proveniente do Catanga.
A China Railway
Construction, cotada nas bolsas de Xangai e Hong Kong, é uma empresa que centra
a sua actividade na construção de linhas de caminhos-de-ferro, auto-estradas e
metropolitanos. In “Webrails.tv” - Portugal
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