Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 14 de janeiro de 2024

Estados Unidos da América - A ascensão da World Music: jovens ouvintes estão se a apaixonar por artistas que não falam inglês

Os amantes da música nos EUA, o maior mercado de streaming de música do mundo, ouviram mais música em outros idiomas além do inglês em 2023, de acordo com um novo relatório


Os tempos certamente estão a mudar... Os dias em que os artistas musicais globais tinham de cantar em inglês para vender discos internacionalmente parecem estar muito atrás de nós, se os dados de streaming mais recentes servirem de referência.

Os ouvintes em plataformas de streaming de música estão cada vez mais a adoptar música em outros idiomas além do inglês, de acordo com o 2023 Luminate Year-End Music Report.

O género conhecido como “World Music”, que já foi um selo de nicho reservado aos snobes da música (ocidental), está a ganhar popularidade entre os ouvintes mais jovens nos Estados Unidos, o maior mercado de streaming de música do mundo.

Tornou-se um termo abrangente para todos os géneros que não são considerados música latina ou de língua inglesa, como K-Pop, J-Pop e Afrobeats.

O relatório da Luminate descobriu que o conteúdo de streaming em inglês nos EUA caiu 4,8% em 2023, com o interesse crescendo na música em língua castelhana, língua portuguesa e japonesa em particular.

As mudanças estão a acelerar à medida que o mercado musical se torna mais internacional, com mais pessoas em todo o mundo a ouvir música em plataformas de streaming.

No ano passado, a indústria musical global ultrapassou 4 trilhões de streams, marcando um novo recorde anual, com os streams globais a aumentar 34% em relação a 2022.

A música regional mexicana brilha intensamente

Não é novidade que a língua castelhana é o segundo idioma mais popular no streaming de música, impulsionado pelo popular género latino com os seus artistas de grande sucesso, incluindo Bad Bunny e Karol G.

Em 2023, o conteúdo em língua castelhana teve um aumento de 3,8% nas plataformas de streaming de música nos EUA.

A música regional mexicana – que abrange mariachi, banda, corridos, norteño, sierreño e outros estilos – foi um dos géneros de maior destaque do ano, com um aumento de 60% nas peças.

Os artistas mexicanos Peso Pluma, Eslabon Armado, Junior H e Fuerza Regida atingiram, cada um, mais de mil milhões de streams no ano passado, à medida que o género teve um aumento meteórico em popularidade.

O inglês ainda é a principal língua musical a nível mundial, representando 54,9% das 10000 principais faixas globais em 2023. Mas outras línguas estão a ganhar terreno.

Os principais idiomas globais no streaming de música depois do inglês, segundo o relatório, foram o castelhano (10%), o hindi (7%), o coreano (2,4%) e o japonês (2,1%). Euronews.culture

Sem comentários:

Enviar um comentário