Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Países Baixos - Lobos no parque nacional podem ser baleados com armas de paintball para serem assustados, decide tribunal

Os lobos num parque nacional popular têm se aproximado de visitantes humanos com mais frequência


As autoridades neerlandesas terão permissão para usar armas de paintball para atirar em lobos num parque nacional popular para assustá-los depois que pelo menos um dos animais começar a aproximar-se dos visitantes, decidiu um tribunal.

Os lobos são atualmente animais protegidos nos Países Baixos e não podem ser caçados legalmente.

Mas as autoridades da província oriental de Gelderland sugeriram que os lobos do Parque Nacional Hoge Veluwe fossem mantidos afastados dos humanos que visitavam o local popular usando armas de paintball.

Na sua decisão, o Tribunal Distrital Central dos Países Baixos disse que uma loba no parque foi vista a aproximar-se de caminhantes e ciclistas, exibindo o que chamou de “comportamento não natural”. Um especialista ouvido pelo tribunal disse que o lobo estava ficando “cada vez mais ousado” e representava uma ameaça à segurança pública.

Não ficou imediatamente claro quando as autoridades começariam a usar armas de paintball para atingir os lobos no parque.

As proteções aos lobos estão sob escrutínio na Europa

Os lobos tornaram-se recentemente objecto de debates acalorados em vários países da Europa onde os animais ressurgiram.

Dois séculos depois de os lobos terem sido caçados até à extinção nos Países Baixos, os animais regressaram ao país depois de um casal ter atravessado a fronteira da Alemanha e dado à luz três crias em solo holandês.

Especialistas e grupos ambientalistas estimam que até 19000 lobos possam estar presentes nos 27 países membros da UE, com populações de mais de 1000 exemplares na Bulgária, Grécia, Itália, Polónia, Roménia e Espanha.

À luz do aumento da presença de lobos nos países europeus, a União Europeia sugeriu uma revisão do estatuto de protecção do animal.

Em Dezembro, a Comissão Europeia propôs uma protecção mais leve para a crescente população de lobos, sugerindo a redução do seu estatuto de protecção de “estritamente” para “meramente” protegido.

No mesmo mês, a Estónia iniciou o abate anual da sua população de lobos, fixando a quota de abate em 144, alegando que há mais animais do que os planos de conservação do país permitem.

Os lobos estão se a tornar mais ousados ​​nos Países Baixos?

O Parque Nacional Hoge Veluwe é um destino popular para caminhantes e ciclistas e também abriga uma galeria de arte de renome mundial, o Museu Kröller-Müller. Animais como veados, ovelhas muflões e javalis vivem no parque e têm sido repetidamente atacados por lobos nos últimos anos.

O parque colocou recentemente imagens no Instagram que diziam mostrar um confronto entre duas matilhas de lobos – uma dentro do parque cercado e outra fora.

Um especialista que prestou depoimento em nome da província disse que o comportamento da loba “representa uma séria ameaça à segurança pública”, afirmou o tribunal em comunicado.

“O facto de o lobo parecer ter cada vez menos medo das pessoas não significa que o animal não possa mais tornar-se agressivo e morder”, acrescentou. Euronews.green


Sem comentários:

Enviar um comentário