Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Macau - Exposição “Um olhar atento” de Arlinda Frota

É já no próximo dia 13 de Dezembro pelas 18.30 horas que a Fundação Rui Cunha vai abrir ao público, na sua galeria, a Exposição “Um olhar atento” de Arlinda Frota

Arlinda Frota, viajante do mundo nas últimas quatro décadas, enquanto esposa de diplomata, foi no encontro de culturas e sensibilidades diferentes que foi formando o seu sentido estético, atenta à pluralidade das formas e à subtileza das diferenças. Enveredou pela pintura em porcelana, estudou técnicas de pintura oriental, fez diferentes workshops em azulejaria, cerâmica, pinturas em óleo e acrílicas em diferentes meios, tendo ganho reconhecimento internacional. Arlinda Frota faz parte de diversas Sociedades de Artistas em Portugal e estrangeiras, incluindo a Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa (SNBA).

A abertura da Exposição é antecedida por uma apresentação oral do perfil da artista como médica e pintora. Fundação Rui Cunha - Macau

Local: Galeria da Fundação Rui Cunha


Mais notícias sobre Arlinda Frota no blogue “Baía da Lusofonia” aqui.

Arlinda Frota dedica-se à pintura em porcelana desde há perto de duas décadas, quando ainda exercia a sua outra profissão de médica internista. Foi exatamente em Macau - essa cidade que é ponte entre culturas - que a artista recebeu ensinamentos de uma mestra portuguesa e adquiriu o traço fino com que se deleita a criar harmonia, na superfície imaculada da porcelana.
E Arlinda Frota pinta os seus objetos decorativos - peças variadas que vão da taça mais delicada à pequenina caixa para joias - como se estivesse a pintar um quadro, isto é, com a mesma paixão do pintor diante da sua tela. Só que o seu mundo é um universo pequenino, como que a exprimir ternura pela decoração em miniatura e pelas cores que escolhe e compõe o que sai do seu mundo interior, da sua imaginação.
Muitos foram os caminhos que a conduziram à perfeição das suas peças, de Macau à Coreia, da Indonésia a Lisboa ou a Luanda. São estes mundos diversos que se encontram numa síntese artística que prima, efetivamente, por uma extrema originalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário