Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 26 de junho de 2016

Costa do Marfim - Português entra no currículo escolar do próximo ano letivo

Foto: Clara Azevedo
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Costa do Marfim, Abdallah Albert Toikeusse Mabri, presidiram à segunda sessão da comissão bilateral luso-marfinense, na qual foram abordadas preocupações bilaterais, regionais e internacionais de interesse comum.

Portugal e Costa do Marfim referiram o grande interesse em continuar a aprofundar a colaboração no domínio da língua e cultura do ensino superior, com destaque para a adoção do português como língua estrangeira de opção curricular no sistema educativo do país africano a partir do ano escolar 2016/17.

O projeto integra a oferta de cursos de nível universitário de língua portuguesa na Universidade de Cocody, em Abidjan, e conta com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Além disso, concordaram sobre o interesse do projeto-piloto de oferta de cursos de aprendizagem de língua portuguesa nas escolas marfinenses de nível secundário.

O Ministro marfinense afirmou também a intenção de o seu país integrar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na qualidade de observador associado.

Interesse mútuo

Os Ministros dos dois países abordaram também questões de interesse mútuo em temas como negócios estrangeiros, economia, indústria, transportes, promoção de investimentos e comércio e foi discutida a oportunidade de empresas portuguesas poderem aproveitar e otimizar o elevado potencial de criação de emprego que derivará do conjunto dos projetos estruturantes que a Costa do Marfim quer implementar.

O conhecimento das empresas portuguesas no domínio das obras públicas, gestão de água, energia, turismo, agroindústria, saúde e das tecnologias de informação é visto como útil à concretização dos objetivos de desenvolvimento e crescimento económico fixados no Plano Nacional de Desenvolvimento 2016-2020 da Costa do Marfim.

Os dois Ministros dos Negócios Estrangeiros saudaram a importância dos acordos assinados e das decisões tomadas no quadro do reforço da cooperação em diversos domínios.

A terceira comissão bilateral terá lugar na Costa do Marfim, dentro de dois anos, em data ainda a definir. Ministério de Negócios Estrangeiros - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário