Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Brasil – Redescoberta da rolinha-do-planalto

A brasileiríssima rolinha-do-planalto, uma das aves mais raras do mundo, é redescoberta no Cerrado






















75 anos após o último registro comprovado da Columbina cyanopis, um grupo de pesquisadores do Observatório de Aves – Instituto Butantan e da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) anuncia que a espécie foi vista em Minas Gerais, no Cerrado, seu habitat. Até agora, ela era conhecida apenas por exemplares em museus e relatos sem comprovação e não era possível saber como se comportava, nem conhecer seu canto.

Até agora, ela era conhecida apenas por exemplares em museus e relatos sem comprovação e não era possível saber como se comportava, nem conhecer seu canto. Mas, no último fim de semana, esses pesquisadores mostraram filmagens e contaram tudo sobre a maravilhosa redescoberta a ornitólogos, cientistas e observadores de aves durante o 11º. Encontro Brasileiro de Observação de Aves – AvistarBrasil 2016, no Instituto Butantan.

Desde junho de 2015, quando o primeiro exemplar foi avistado pelo ornitólogo Rafael Bessa (é dele a foto que abre este post), da SAVE Brasil, representante da BirdLife International, os pesquisadores têm se dedicado ao registro científico da rolinha rara e exclusiva do Brasil, além da elaboração de um plano de conservação para garantir sua sobrevivência em longo prazo. Afinal, ela está em grave risco de extinção, principalmente pela destruição do Cerrado brasileiro. Foram encontrados apenas 12 indivíduos da espécie.

“Nossa preocupação, agora, é a conservação da ave. Estamos estudando diversas linhas de atuação no desenho deste plano e, a principal delas, é garantir que a região onde a espécie foi detectada seja transformada em área de conservação. E isto beneficiaria não apenas a rolinha-do-planalto, mas também outras espécies ameaçadas que ocorrem na área”, disse Bessa.

Quando ele avistou a espécie, há um ano, procurou por Luciano Lima, do Observatório de Aves – Instituto Butantan para obter apoio, e os estudos – com financiamento da SAVE Brasil – foram iniciados também com a adesão de outros ornitólogos: Wagner Nogueira, Marco Rego e Glaucia Del-Rio, os dois últimos associados ao Museum of Natural Science of Louisiana State University (EUA). “Até o momento, visitamos diversas áreas em três estados, mas a espécie só foi localizada em dois locais muito próximos, ambos em Minas Gerais. Isso reforça a necessidade de medidas urgentes para garantir a sua sobrevivência”, alerta Nogueira.

Obviamente, o local exato onde a rolinha-do-planalto foi encontrada não será revelado até que um plano de conservação seja concluído e ações efetivas possam ser viabilizadas. Mas que bom que, agora, há registros incríveis que revelam sua beleza.

Só pela foto que abre este post, já dá vontade de sair voando pra Minas pra conhecê-la. Mais ainda ao ouvir o ornitólogo Lima: “Ela tem olhos azuis claros e manchas azuis escuras nas asas, que se destacam da plumagem castanho-avermelhada. É uma ave linda e extremamente rara. E redescobrir uma espécie exclusiva do Brasil, que é praticamente desconhecida e tão emblemática, é um feito científico extraordinário, um acontecimento que está sendo muito celebrado, já que alguns especialistas cogitavam que a espécie poderia estar extinta”.
E ele acrescentou, sabiamente: “Conhecer melhor a biodiversidade brasileira é o primeiro passo para garantir sua conservação. E, ao fazer isso, estamos contribuindo com o aumento da qualidade de vida e a saúde de todas as espécies, incluindo a nossa”. Mônica Nunes – Brasil in “Conexão Planeta”

Sem comentários:

Enviar um comentário