Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Moçambique - Banco Mundial saúda inventário florestal nacional

O representante do Banco Mundial em Moçambique, Mark Austin, afirma que o IV Inventário Florestal Nacional vai permitir aferir com exactidão a área reservada aos recursos florestais em todo o país e assegurar uma maior resiliência às mudanças climáticas.

Austin manifestou a convicção durante a cerimónia de lançamento do IV Inventário Florestal havido hoje, em Maputo, que até Novembro próximo deverá produzir resultados preliminares sobre o estado do património florestal que serão confirmados no primeiro trimestre de 2017.

A fonte apontou, como exemplo, que o país perdia anualmente 220 hectares de terra em consequência do desflorestamento, segundo dados do último inventário feito em 2007 e, na altura, os índices de desflorestamento eram bastante acentuados.

As estimativas do último inventário mostraram, por outro lado, que as perdas resultantes do abate ilegal de espécies madeireiras, no período entre 2003/13, causaram prejuízos avaliados em 540 milhões de dólares americanos.

Na Reserva do Gilé, norte da província central da Zambézia, foi abatido entre 2012/14 um total de 1.700 toros de pau-ferro, madeira altamente preciosa, constatação que suscita uma reflexão bastante séria sobre o que pode estar a acontecer em outras áreas com recursos florestais de alto valor comercial.

O inventário ajudará a ver o que está a acontecer nas florestas do país, disse Mark Austin, que reafirmou a determinação daquela instituição financeira em apoiar o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) a garantir o uso sustentável dos recursos e, por conseguinte, a consumação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável adoptados pelo país.

As florestas, segundo a fonte, desempenham um papel fundamental na regulação do clima, daí a importância de todo o esforço visando garantir o seu uso sustentável e responsável.

Mark Austin saudou igualmente o trabalho em curso para delinear a Estratégia da Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), que visa promover o desenvolvimento sustentável, maior resiliência as mudanças climáticas e uma diversidade de acções viradas para as florestas, agricultura e o sector de energias.

O Banco Mundial é um dos parceiros financiador do inventário e, para o efeito, desembolsou uma fatia orçamental no valor de 940 mil dólares americanos, sendo a outra parte do valor financiada pela Agência Japonesa para o Desenvolvimento Internacional (JICA), calculado em cerca de 450 mil dólares. Notícias Sapo - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário