Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 19 de julho de 2015

Internacional – Olimpíada Internacional da Matemática 2015

Realizou-se em Chiang Mai na Tailândia, entre 04 e 16 de Julho de 2015, a 56ª Olimpíada Internacional de Matemática com a participação de 104 países e territórios, 577 jovens concorrentes, dos quais 52 eram do sexo feminino. De registar as equipas da Ucrânia e da Bosnia Herzegovina constituídas com três estudantes do sexo masculino e três do sexo feminino.

A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a mais importante, maior e mais prestigiosa de todas as olimpíadas internacionais científicas do mundo. Realizada desde 1959 durante o mês de julho, em países diferentes, a competição envolve a participação de jovens estudantes até aos 19 anos e que ainda não tenham ingressado na universidade.

Novamente dois países lusófonos, membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), compareceram nesta 56ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática, Brasil e Portugal acompanhados mais uma vez da Região Administrativa Especial de Macau.

O Brasil foi este ano o melhor país lusófono ficando na 22ª posição, melhorando 12 lugares face ao ano anterior, conquistando três medalhas de prata e três de bronze totalizando no final 109 pontos.



Segundo Carlos Shine, vice-líder da equipa brasileira “A prova deste ano foi considerada pelos países participantes como a mais difícil até hoje aplicada numa IMO, contudo, o time brasileiro teve um bom resultado, conseguindo vencer equipes tradicionais como a da Bulgária e a da Alemanha, que foi deixada para trás por 7 pontos, o que fez a alegria dos estudantes brasileiros”, afirmou.

Pedro Oliveira
As medalhas de prata foram conquistadas pelos estudantes Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 16 anos, de Vinhedo (SP), estreante na prova, Murilo Corato Zanarella, 17 anos, de São Paulo (SP) e Daniel Lima Braga, 17 anos, de Eusébio (CE), ambos a ganharem as suas segundas medalhas de prata em duas presenças consecutivas. João César Campos Vargas, 17 anos, de Passa Tempo (MG), Gabriel Toneatti Vercelli, 17 anos, de Osasco (SP) e Rafael Filipe dos Santos, 17 anos, do Rio de Janeiro (RJ), conquistaram as medalhas de bronze, todos estreantes na competição. Pedro Oliveira foi o melhor, ficando no 76º lugar da classificação individual com um resultado de 86,98% em 100.

Portugal ficou no 52º posto, com 70 pontos, piorando 19 lugares em relação ao ano transacto, regressando a um nível alcançado em 2010. Os jovens portugueses conquistaram três medalhas de bronze e uma menção honrosa.




Nuno Santos
As medalhas de bronze foram conquistadas por Nuno Miguel Arala Santos, 18 anos, Colégio Nossa Senhora do Rosário, Porto, quarta presença na competição, recebeu a sua segunda medalha de bronze para além de uma menção honrosa recebida no ano de 2013. Foi o melhor classificado da equipa no 183º lugar com 68,40% em 100. Henrique Rui Neves Aguiar, 17 anos, Escola Secundária José Estevão, Aveiro, obteve a sua segunda medalha de bronze em duas presenças, Francisco Tuna de Andrade, 18 anos, Escola Secundária do Padrão da Légua, Matosinhos, recebeu a sua terceira medalha de bronze em quatro comparências, tendo recebido em 2012 uma menção honrosa na que foi a sua primeira presença.

Completaram a equipa, Henrique Cravo Esteves dos Santos, 18 anos, Escola Secundária José Falcão, Coimbra, recebeu a sua segunda menção honrosa em duas presenças e Bruno Dias da Costa Carvalho, 17 anos, Escola Secundária do Padrão da Légua, Matosinhos e Henrique Miguel de Andrade Campos Navas, 15 anos, Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre, Lisboa, estreantes na competição.

A Região Administrativa Especial de Macau foi a agradável surpresa nesta Olimpíada de Matemática ao realizar a sua melhor classificação em 24 presenças. Os jovens estudantes de Macau conquistaram 1 medalha de prata, duas de bronze e três menções honrosas, totalizaram 88 pontos e ficaram na 35ª posição, melhorando 27 lugares face ao ano de 2014.

Hou Tin Chau
O jovem Hou Tin Chau, 16 anos, recebeu a medalha de prata, juntou à medalha de bronze que tinha conquistado no ano passado e esta é a sua terceira presença na competição, ficou no 76º lugar com 86,98% em 100. Cho Hou Tang, 16 anos, e Hou Leong Sio, 17 anos, segunda presença levaram para casa uma medalha de bronze, juntando, ambos, à menção honrosa de 2014. Pui Chung Ng, 17 anos, também uma segunda presença, recebeu este ano uma menção honrosa, quando em 2014 tinha conquistado uma medalha de bronze. Os jovens estreantes Leong Kit Wong, 18 anos, e Jia De Liu, 17 anos, receberam menções honrosas.

Ahmet Ileri
Jovens estudantes de três países observadores associados da CPLP estiveram presentes em Chiang Mai na Tailândia, a Turquia no 20º posto com 113 pontos e quatro medalhas de prata, com o jovem Ahmet Ileri, 17 anos, no 40º lugar com 93,23% em 100. O Japão no 22º lugar com 109 pontos teve a melhor classificação individual nos jovens Ko Aoki, 16 anos, e Yuta Takaya, 16 anos, medalhas de prata, no 88º lugar com 84,90% em 100. A Geórgia ficou na 42ª posição, 80 pontos e teve no jovem Zauri Meshveliani, 18 anos, medalha de prata, a sua melhor classificação individual, no 118º lugar e 79,69% em 100.

Por países a victória este ano coube aos Estados Unidos da América, seguida da China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Vietnam, Austrália, Irão, Rússia, Canadá e Singapura. Individualmente a victória foi para o jovem do Canadá Zhuo Qun Song o único que obteve 100% nos seis problemas a resolver. A IMO de 2016 será realizada em Hong Kong.

Para se informar sobre o que se passou no ano passado aceda aqui. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário