Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 4 de julho de 2015

Brasil – Novo terminal no Porto de São Sebastião

A licitação para a construção e a exploração de um novo terminal no Porto de São Sebastião deve render investimentos de R$ 1 bilhão ao complexo, que fica no Litoral Norte do Estado. Esse projeto, os planos de expansão do porto e suas ações ambientais foram discutidos, nesta quarta-feira, 01 de julho de 2015, durante visita do ministro dos Portos, Edinho Araújo, à região.

O ministro foi recebido pelo diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho, por outros executivos da Autoridade Portuária e pelo prefeito de Ilhabela (SP), Antonio Colucci.

O arrendamento do terminal, que integra o plano de crescimento do complexo portuário, faz parte do segundo bloco de concessões do Governo Federal. Trata-se de uma área de 250 mil metros quadrados, com dois berços de atracação e profundidade variando de 18 a 19 metros. A previsão é que a instalação movimente 9 milhões de toneladas em cargas soltas ou conteinerizadas por ano. O prazo de arrendamento será de 25 anos.

O plano da expansão do porto prevê ampliar a área ocupada pelas instalações dos atuais 100 mil metros quadrados para 300 mil metros quadrados em uma primeira fase e, depois, para 400 mil metros quadrados. No futuro, poderá chegar a 800 mil metros quadrados. Esse aumento ocorrerá em etapas, de acordo com as necessidades portuárias e a atratividade das cargas.

“O Porto de São Sebastião tem um potencial imenso e o Brasil possui uma demanda aquecida por investimentos portuários. Licitaremos com certeza novas áreas neste porto já no primeiro semestre de 2016, buscando sempre o desenvolvimento e a geração de empregos e renda”, afirmou o ministro.

O presidente da Docas de São Sebastião pediu que a Secretaria de Portos (SEP) adiante o arrendamento da área. Ele quer que, ainda neste semestre, o processo seja colocado em consulta pública e a concorrência, realizada.

“Obviamente pedi a antecipação do arrendamento para este ano, mas ele (o ministro) falou que vai respeitar o cronograma (do Governo Federal). O não eu já tenho, mas vou insistir na consulta pública para este ano”, destacou Tércio.


Edinho Araújo reafirmou seu compromisso em destravar, modernizar e tornar mais eficiente o sistema portuário brasileiro. “O potencial de investimentos é superior a R$ 1 bilhão, movimentando mais de nove milhões de toneladas de cargas ao ano. Isso irá aumentar expressivamente a capacidade de movimentação de cargas”, explicou o ministro dos Portos. Fernanda Balbino – Brasil in “A Tribuna”

Sem comentários:

Enviar um comentário