Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Angola – Reabilitação e ampliação da Barragem de Calueque

Reabilitação e ampliação da barragem hídrica do Calueque, na província de Cunene, em Angola, construída em 1974 que vai passar a dispor de duas centrais hídricas e um novo canal e pivôs de irrigação. O projeto envolve trabalhos de terraplanagem, construção de reservatório de equilíbrio com capacidade de um milhão de litros de água para o abastecimento às populações. Cenor conclui contrato da Barragem de Calueque

A Cenor anunciou a conclusão do contrato para a elaboração do “Projecto de Execução da Empreitada de Reparação e Conclusão da Barragem de Calueque”, em Cunene, Angola.

Segundo a informação avançada pela empresa de engenharia no seu sítio, o contrato inclui a coordenação geral de projectos das especialidades de equipamentos hidromecânicos, equipamentos electromecânicos e instalações eléctricas, bem como a elaboração dos projectos das frentes de obra referentes ao desvio provisório do rio, à reparação do tabuleiro rodoviário sobre o descarregador de cheias, à reabilitação e ampliação do sistema elevatório sul e ao novo sistema elevatório norte.

A empresa refere ainda que foram recentemente entregues os últimos elementos do projecto, correspondentes às normas de exploração da descarga de fundo e do descarregador de cheias da barragem e às normas de exploração dos sistemas elevatórios norte e sul.

A barragem que a Mota-Engil está a construir tem 19 metros de altura máxima acima da fundação e 2.600 metros de desenvolvimento total. O corpo é em perfil betão gravidade, com 270 metros de desenvolvimento, onde se incorporam o descarregador de cheias, a descarga de fundo e a tomada de água para rega do sistema elevatório sul. Pedro Cristino – Portugal in “Construir”

Sem comentários:

Enviar um comentário