Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Moçambique - Formar a pensar nas necessidades do país

Adequar os cursos superiores às necessidades das comunidades e adoptar uma política de expansão à altura de responder a crescente demanda é a aposta da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

Falando na abertura da reunião nacional do conselho de directores que decorre em Chidenguele, província de Gaza, o Reitor da UEM, Orlando Quilambo, disse, a título de exemplo, que foi nesse contexto que foi criado em Gaza, no distrito de Chibuto, a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo (ESNEC), onde se ministram cursos na área agro-comercial e de liderança.

For igualmente nessa perspectiva que, segundo ele, foi aberto em Nwadjahane, terra onde nasceu o patrono daquela universidade, o Doutor Chivambo Mondlane, mais um estabelecimento virado para as comunidades, para além da introdução do ensino à distância, onde a modalidade se considera relevante.

Como disse Quilambo, esta região deve continuar a acolher visitas e oferecer acampamento a estudantes nacionais e estrangeiros, contribuindo desta forma para a educação patriótica e para uma maior internacionalização da Universidade Eduardo Mondlane.

Num outro desenvolvimento, o reitor da UEM afirmou que a instituição que dirige tem vindo a introduzir, através da participação da comunidade universitária, instrumentos e mecanismos visando a melhoria das condições de trabalho e de vida dos docentes, estudantes e membros do corpo técnico administrativo, reconhecendo, porém, não se estar ainda a trabalhar nas condições ideais.

Acções como implementação do novo quadro curricular para graduação e pós-graduação e o respectivo regulamento, a criação do gabinete de qualidade académica, regulamento da carreira de investigação científica e revisão da carreira docente, constituem algumas das realizações levadas a cabo pela UEM no presente mandato, sob a liderança de Orlando Quilambo.

O reitor da UEM destacou ainda como acções realizadas a materialização do plano de desenvolvimento e a implementação de diversos regulamentos, com maior ênfase para a política de habitação, regulamento-tipo das faculdades.

Segundo Quilambo, foi efectivamente a pensar no futuro da instituição que, em 2013, foi finalmente aprovada a nova visão e missão da Universidade Eduardo Mondlane, instrumento que deverá guiar a transformação deste estabelecimento de forma paulatina, mas segura, para uma verdadeira universidade de investigação que o país realmente necessita. Virgílio Bambo – Moçambique in “Jornal de Notícias”

Sem comentários:

Enviar um comentário