Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cem

Passados três meses do início do blogue Baía da Lusofonia em que o protagonismo pertence à palavra, com origem na parte mais ocidental da europa, mais concretamente no noroeste da península ibérica, de expressão de língua galega e de expressão de língua portuguesa, chegámos ao número cem de textos apresentados.

Desses cem textos, vinte e quatro são da autoria do blogue, sendo os restantes, citações, poemas, duas traduções e dois textos de autor. O leque de citações vai desde o simples homem da rua, a professores, escritores, aos mais altos representantes das nações, desde a Galiza a Angola, dos E.U. da América e México à Suécia, de Moçambique a Timor-Leste, passando por Goa e Macau. Do Uruguai, Brasil, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Casamansa, Cabo Verde e Portugal.
Na Baía da Lusofonia mareiam simplesmente palavras levadas pelas naus e caravelas portuguesas que aportaram nas enseadas mais recônditas banhadas pelos mares e oceanos.
Essas palavras levaram conhecimentos, mas também destruições de costumes milenares, transmitiram alegrias e tristezas, carregaram amores mas também ódios, transportaram sorrisos e lágrimas, acenaram com a riqueza e criaram pobreza, apoiaram a formação de novas famílias através da miscigenação, mas ajudaram também a separar pais dos filhos, homens das mulheres.
Normalmente para a história ficam sempre os lados negativos e para esses há que pedir desculpa, mas no fundo fica também uma língua, que será o símbolo da unidade nacional, pois é uma língua que por onde se fala define fronteiras e nesse aspecto é um facto único, com é o exemplo do grande Brasil.
Para um amador com pouco tempo livre e com uma actividade profissional muito diferente do conteúdo da Baía da Lusofonia é com agradável surpresa que vê crescer, mês após mês, os visitantes deste blogue que estando sediado em Portugal, tem como origem de 90% dos leitores quatro países, Portugal 29,5%, Rússia 27,5%, Alemanha 18% e EUA 15%. Os restantes 10% distribuem-se por uma vintena de países.
A Baía da Lusofonia é um espaço livre, simples, aberto a todos aqueles que através da palavra de expressão galega e portuguesa, pretendam exprimir opiniões, mas sempre com respeito, sem agressões verbais. Obrigado. Baía da Lusofonia


Sem comentários:

Enviar um comentário