Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 26 de agosto de 2012

Crise?

Uns dias passados numa zona considerada das mais pobres de Portugal, a margem esquerda do Guadiana, uma palavra várias vezes me veio à mente.
Enquanto passeava salutarmente a pé pela terra onde estive alguns dias, verifiquei que a população só andava de automóvel, para ir ao café, para se deslocar ao mini mercado, ou apenas para dar uma volta pela aldeia.
Se ao menos os impostos ficassem em Portugal…mas não, o combustível está mais barato 20 cêntimos na gasolina e seis cêntimos no gasóleo e toda a gente vai abastecer-se na vizinha Espanha.
Reparei também que os jovens estão mais obesos, pudera, pois andar de bicicleta numa terra toda ela plana é que não! Quem tem mais de 18 anos só anda de carro! Como se ter um automóvel fosse hoje em dia ainda um luxo, nesta terra ainda não perceberam que todo o mundo tem automóvel!
Pensei na crise de 1983, onde uns dias da semana andavam os carros com matrícula par, nos outros os ímpares, mas agora como não temos soberania, há zonas de Portugal que vivem com toda a normalidade o desemprego, os aumentos diários dos bens essenciais e, todas as questões que ficarão para ouros textos, mas por onde eu andei a palavra que mais vezes me veio à mente…a palavra crise anda ausente por aquelas paragens. Baía da Lusofonia


Sem comentários:

Enviar um comentário