O porto fluvial de Castanheira
do Ribatejo, em Vila Franca de Xira, começará a movimentar contentores até ao
princípio do próximo ano, afirmou Pedro Virtuoso, da ETE, a empresa promotora.
“Neste momento estamos na fase
de consultar os empreiteiros para começar a obra e esperamos, no final deste
ano ou no princípio de 2019, começar a operar”, disse.
De acordo com o responsável, o
porto fluvial, localizado junto à plataforma logística de Lisboa Norte (100
hectares), disporá de uma área de apoio de dois hectares.
O cais será construído sobre
estacas e terá de 23 metros de frente por 23 metros de profundidade,
acrescentou.
O porto funcionará
diariamente, durante todo o ano, sendo o transporte dos contentores entre
Castanheira do Ribatejo e os terminais do porto de Lisboa feito com recurso a
barcaças com capacidade para cerca de 100 contentores.
A distância a percorrer pelo
Tejo é de 41 quilómetros, por comparação com o percurso rodoviário, que é de 51
quilómetros, salientou.
O projecto de Castanheira do
Ribatejo aumentará, na prática, a capacidade do porto de Lisboa, funcionando
como um terminal de segunda linha, libertando espaço nos terminais da capital e
aliviando o tráfego rodo-ferroviário de encaminhamento dos contentores.
O Grupo ETE opera há muito no
transporte fluvial de mercadorias no Tejo e posiciona-se para fazer o mesmo no
Douro.
Pedro Virtuoso falava no
Congresso do Tejo III – Mais Tejo, Mais Futuro, em Lisboa.
Também a presidente da
Administração do Porto de Lisboa (APL), Lídia Sequeira, na sua intervenção na
sessão de abertura do congresso, falou acerca da importância de promover a navegabilidade
do Tejo, como aconteceu no passado.
Conseguir que “se possa subir
até ao interior do país em condições ambientalmente mais favoráveis é o nosso
grande objetivo”, disse a responsável, referindo a possibilidade de transferir
para o Tejo uma parte do transporte que se faz por estrada. In “Transportes
& Negócios” - Portugal
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