A
primeira fase do novo terminal de carvão do porto da Beira, Moçambique, deverá
entrar em funcionamento em 2020, afirmou na Cidade do Cabo o presidente executivo
da Mozambique Essar Ports
O novo terminal arrancará com
uma capacidade de 10 milhões de toneladas/ano e representará um investimento de
260 milhões de dólares.
Tej Nargundkar, que participou
na Conferência Sul-Africana de Exportadores de Carvão, sublinhou que o facto de
o porto da Beira não permitir a atracação de navios de mais de 50 mil toneladas
de arqueação bruta ou com um calado superior a 12 metros não constitui um
entrave ao negócio, uma vez que a maior parte dos portos indianos também não é
de águas profundas.
O objectivo central do grupo
Essar, através da Essar Ports, é utilizar o porto da Beira para a exportação de
carvão mineral extraído em Moatize, província de Tete, respondendo dessa forma
ao aumento da procura que se verifica na Índia.
O terminal a construir será
totalmente mecanizado desde a descarga dos vagões até ao armazenamento e carga
dos navios, tendo o cais 300 metros de comprimento e 24 de largura e dispondo
de uma capacidade de 700 mil toneladas na primeira fase.
O porto da Beira fica
localizado a 580 quilómetros da bacia carbonífera de Moatize, sendo o
transporte do carvão feito pela Linha do Sena. In
“Transportes & Negócios” -
Portugal
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