Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MSP-CONSAN - Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Familiar (RANAF)

Participe neste compromisso coletivo pelo desenvolvimento da Agricultura Familiar nos Estados-Membros da CPLP



De 5 a 7 de fevereiro de 2018 terá lugar em Lisboa uma iniciativa que irá juntar diversas entidades representantes do setor agroalimentar para a celebração da Carta de Lisboa pela Valorização da Agricultura Familiar nos Estados-Membros da CPLP.

É importante reconhecer o contributo da agricultura familiar e das comunidades rurais como produtoras de alimentos saudáveis, promotoras de expressões culturais, sociais e de bens públicos que devem ser protegidos e promovidos mediante políticas públicas específicas, diferenciadas e apropriadas.

Este evento acompanha assim um movimento de escala mundial de valorização da agricultura familiar, com o objectivo de estabelecer os princípios orientadores para o seu apoio, promoção e implementação nos Estados-Membros da CPLP, em sintonia com os vários acordos já alcançados, a nível global, no seio do Comité Mundial de Segurança Alimentar. Nesta Reunião de Alto Nível da CPLP sobre Agricultura Familiar, governos, organizações internacionais e atores sociais, que desempenham um papel fundamental na implementação das dinâmicas inerentes à concretização de uma agricultura familiar sustentável, tais como, os Ministros responsáveis pela área da Segurança Alimentar e Nutricional dos Estados-Membros da CPLP, acompanhados pelo Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), pelo Presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e por representantes de 17 milhões de agricultores familiares, de 500 organizações da Sociedade Civil, de dezenas de representantes dos setores agrícola, agroindustrial e das universidades ou instituições de investigação agrícola da CPLP.

O Mecanismo do Setor Privado do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (MSP-CONSAN) convida-o a integrar este fórum de discussão, assumindo uma participação ativa na elaboração de propostas para os quadros institucionais que regulam as políticas de apoio à agricultura familiar e às comunidades rurais, de forma a promover o seu fortalecimento económico e a sua capacidade para tornar mais sustentáveis os sistemas de produção, comercialização e consumo de alimentos. A iniciativa terá lugar já nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, na Fundação da Calouste Gulbenkian.

O Programa completo pode ser consultado e descarregado aqui.

Faça a sua reserva e garanta a sua importante contribuição para este compromisso coletivo pelo desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar nos Estados-Membros da CPLP. (Reserva) MSP-CONSAN-CPLP

Sem comentários:

Enviar um comentário