Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Portugal - Novo Banco cria marca NB Cultura para partilhar o seu património cultural com os portugueses



O Novo Banco anunciou em cerimónia no Museu dos Coches, a criação formal da marca NB Cultura, um projecto que reflecte o seu compromisso e do Estado, através do Ministério da Cultura, de preservar, promover e partilhar com a sociedade portuguesa o seu relevante património cultural e artístico, através de parcerias com entidades públicas e privadas, como museus e universidades, de âmbito nacional e regional.

O primeiro protocolo, assinado esta segunda-feira entre o Novo Banco e a Direcção Geral do Património Cultural, constitui o início de um processo, e servirá de referência para esta estratégia de preservação e fruição pública da colecção NB.

Pintura

A pintura a óleo do séc. XVIII, “Entrada Solene, em Lisboa, do Núncio Apostólico Monsenhor Giorgio Cornaro”, que a partir de agora ficará exposta em permanência no Museu Nacional dos Coches, através de um contrato de depósito, é considerada a obra mas importante do núcleo de pintura do NB.

A obra representa um raro e importante registo iconográfico que nos dá a conhecer um cortejo seiscentista que inclui coches, e liteiras, semelhantes aos que estão expostos no Museu. A exposição desta obra no ambiente escolhido fomenta um diálogo entre vários tipos de peças artísticas, contextualizando-as e permitindo aos públicos um maior conhecimento sobre a época em questão.

Colecção

O Novo Banco cria assim a marca NB Cultura, reunindo sob um único conceito toda a colecção, com o objectivo último de preservar e divulgar o seu vasto património, assente em quatro pilares:

Colecção de Pintura – Conjunto de mais de 90 obras relevantes de pintura portuguesa e europeia de várias épocas;

Colecção de Fotografia Contemporânea – Entre as melhores colecções empresariais do mundo;

Biblioteca de Estudos Humanísticos – Das mais valiosas bibliotecas particulares especializadas em estudos humanísticos;

Colecção de Numismática – Uma das maiores e mais completas colecções de numismática portuguesa.

No que respeita à colecção de Pintura do Novo Banco será concretizado um programa de depósito descentralizado da colecção de pintura, colocando à fruição pública 97 obras de relevante valor artístico, em vários museus espalhados pelo território nacional.

O Novo Banco destaca:

Obras dos séculos XVI e XVII (Os Financeiros – pintura de meados do século XVI atribuída a Quentin Metsys; A Torre de Babel – pintura de meados do século XVII da Escola Flamenga; ou a Entrada em Lisboa do Núncio Apostólico Georgio Cornaro – pintura de finais do século XVII).

Pintura estrangeira de finais do século XVIII, onde se destacam as paisagens de Jean Baptiste Pillement, nomeadamente uma interessante representação de um dos momentos que seguiram o naufrágio do navio de guerra San Pedro de Alcântara, nas falésias da Papoa, em Peniche.

E obras os séculos XIX e XX: destacando-se no núcleo de pintura portuguesa, obras de mais de trinta autores entre os quais: António Silva Porto, José Malhoa, Artur Loureiro, Júlio Sousa Pinto, Eduardo Malta, Júlio Pomar, Júlio Resende, Eduardo Viana, Maria Helena Vieira da Silva, Manuel d’Assumpção, Carlos Botelho, Manuel Cargaleiro, Mário Dionísio, Nikias Skapinakis, Ângelo de Sousa, Jorge Pinheiro, Graça Morais, Pedro Croft, entre outros.

O núcleo conta ainda com um conjunto de 4 relevantes Portulanos – Mapas antigos dos portos conhecidos. In “Agricultura e Mar Actual” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário