Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 3 de abril de 2016

República Checa – Solicita estatuto de observador associado na CPLP

A República Checa oficializou o pedido para o estatuto de observador associado junto do Secretariado Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, justificado pelo “interesse que o mundo lusófono” desperta no país.

“O pedido de atribuição do estatuto de observador vem confirmar o interesse pelo mundo lusófono manifestado pela República Checa na prossecução das actividades desenvolvidas nos tempos da Checoslováquia”, refere uma nota do governo de Praga enviada à Lusa através da sua representação diplomática em Lisboa.

A iniciativa do executivo checo também é justificada pela presença da língua portuguesa em diversas instituições de ensino neste país da Europa Central.

“O português é ensinado em cursos de licenciatura e mestrado em três universidades checas e estamos muito satisfeitos pela presença de centenas de estudantes portugueses na República Checa e pela posição cada vez mais activa dos nossos empresários no Brasil ou nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). É para nós uma honra estar ao lado do mundo lusófono e temos a consciência da sua crescente importância”, conclui a nota.

O Secretariado Executivo da CPLP deverá entretanto remeter o pedido para apreciação do Comité de Concertação Permanente, encaminhando-o de seguida para o Conselho de Ministros, que recomendará a decisão final a ser tomada pela próxima cimeira de chefes de Estado e de governo da organização, prevista para Julho em Brasília.

De acordo com os estatutos da organização, os observadores associados beneficiarão dessa qualidade “a título permanente e poderão participar, sem direito a voto, nas cimeiras de chefes de Estado e de governo, bem como no Conselho de Ministros, sendo-lhes facultado o acesso à correspondente documentação não confidencial, podendo ainda apresentar comunicações desde que devidamente autorizados”.

São países observadores associados o Senegal, Ilha Maurícia, Geórgia, Namíbia, Turquia e Japão. Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário