Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Brasil - Transporte de containers aumenta na ferrovia

Em um período pautado pela busca de redução nos custos operacionais e uma saída em meio à crise econômica e política que afeta o Brasil, a MRS Logística aparece com números “agressivos” no transporte de containers.

A companhia abriu 2016 com forte crescimento na demanda de containers, uma alta de 30%. Em 2015, foram transportados 67,7 mil Teus, volume 31,4% superior à produção anual de 2014. De acordo com a companhia em todas as rotas houve ainda crescimento, sem nenhum caso de roubo de cargas registrado. O melhor resultado anual da ferrovia com as ‘caixas’ desde 2010. Para 2016, a empresa já aponta novos recordes: neste primeiro trimestre do ano, a ferrovia já transportou 63% mais contêineres do que em relação ao mesmo período do ano passado.

Como conta Guilherme Alvisi, Gerente Geral de Negócios para Carga Geral da MRS, nos dois últimos anos o crescimento registrado é resultado “de uma convergência”.

“De um lado, houve um movimento estratégico, uma remodelagem dos serviços e investimentos por parte da MRS. Por outro, estamos experimentando uma certa redescoberta das vantagens da ferrovia pelo setor produtivo, que precisa mais do que nunca de eficiência e custos reduzidos. A ferrovia oferece aquilo de que o mercado mais está precisando”, sintetiza.

Entre os setores mais movimentados estão em destaque o transporte por containers de produtos industrializados, em janeiro e fevereiro desse ano com incremento de 244% em relação a 2015 e o de papel e celulose, que mais que dobrou (aumento de 112%) em relação à média mensal no mesmo período.

Porto de Santos

Nas rotas ligadas ao Porto de Santos, a companhia informou que considerando os fluxos nos dois sentidos (importação e exportação), o volume total em 2015 foi de 57 mil Teus. Um crescimento de 57% com relação ao ano anterior. Especificamente na rota entre Campinas e Santos, o crescimento foi de 79% no volume total transportado.

Ainda de acordo com Alvisi, além do crescimento em volume, outro aspecto foi importante nos resultados de 2015: a diversificação das cargas. Segundo ele, o contêiner aceita virtualmente qualquer carga facilitando qualquer operação. Além disso, aponta, por ser um ativo comum a todos os modais, é ideal para a intermodalidade. “No ano passado, conquistamos ao todo 34 novos clientes regulares, em segmentos que ainda não tinham experimentado a ferrovia em suas cadeias. Peças plásticas, componentes automotivos, diversos outros produtos industrializados, até́ sucata foram incluídos ao portfólio de produtos mais tradicionais", completou. In “Guia Marítimo” - Brasil

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