Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 2 de abril de 2016

Príncipe – Ilha na vanguarda do combate ao paludismo em São Tomé

Santo António – No âmbito de luta pela erradicação do paludismo, mais de duas dezenas de agentes levam a cabo acções de pulverização em diversas localidades da ilha do Príncipe, anunciou a Delegada de Saúde nesta parcela do arquipélago de São Tomé e Príncipe.

Realça-se que neste País afro-lusófono e á luz da aposta das autoridades em eliminar a doença de paludismo até 2020, alguns distritos e regiões, dos quais o distrito de Lembá na ilha de São Tomé e a Cidade de St.º António na ilha do Príncipe, já experimentam a fase decisiva de erradicação da doença que nos anos 80 ceifou milhares de são-tomenses e estrangeiros.

De acordo com a médica Mariza da Conceição, cerca de 30 pulverizadores iniciaram, há dias, nas localidades de Hospital Velho e Santo Cristo, no sul desta ilha, o 11º ciclo de pulverização intradomiciliária.

De acordo com indicadores da OMS, a aposta com sucesso em vários milhões de dólares do fundo Global e com o apoio das autoridades de Taiwan fizeram com que se registasse a taxa de zero óbitos pela doença nesta antiga colónia de Portugal.

A iniciativa promovida pelo Centro Nacional de Endemias, CNE, em parceria com a ONG Zotona/Adil, segundo Dionísio Amado, “este 11º ciclo tem decorrido dentro da normalidade”.

Este responsável advertiu no entanto que para a presente campanha atingir a taxa de “excelência”, as pessoas devem abrir a porta das suas casas nomeadamente aos agentes pulverizadores.

Sublinha-se que se na ilha do Príncipe regista-se um sucesso em absoluto, com taxa de zero óbitos há mais de cinco anos. In “Agência Noticiosa de São Tomé e Príncipe” – São Tomé e Príncipe

Sem comentários:

Enviar um comentário