Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Portugal – Comissão Europeia aprova formalmente grandes projetos de transporte

Até abril de 2017, a nova ferrovia entre Aveiro e Vilar Formoso continuará no papel. O Governo assegurou junto de Bruxelas um subsídio de 6,5 milhões de euros para a realização de estudos. Foram ainda aprovados 19,6 milhões para obras na Instalação elétrica entre Aveiro, Salamanca e Medina do Campo, em Espanha. A ligação Sines-Caia receberá já 129 milhões de euros.

José Couto, presidente do Conselho Regional do Centro e porta- voz do grupo de associações que junta a Industrial do Minho e a AEP, diz estar “muito preocupado” com o processo e o “compasso de espera” decorrente das eleições. Mas diz preferir que seja adotada uma solução definitiva, para 30 ou 40 anos, e espera que este seja o “momento zero para a definição do traçado”.

As associações querem a construção de uma linha nova entre Aveiro e Viseu, o aproveitamento da ligação de Mangualde a Vila Franca das Naves e, daí em diante, uma nova linha até à fronteira, num ponto a combinar com Espanha. As exportações têm origem sobretudo no litoral entre Viana do Castelo e Leiria, alegam, para justificar a reivindicação de que a linha ferroviária para mercadorias entre os portos das regiões Norte e Centro e Espanha é tão prioritária quanto a que ligará Sines a Espanha e deve ser feita em bitola ibérica e europeia.

O financiamento formalizado pela Comissão Europeia na passada sexta-feira integra-se nas Redes Transeuropeias de Transportes, que financiam grandes projetos.

Em junho, quando recebeu uma primeira aprovação, o Ministério da Economia emitiu um comunicado, ontem reenviado ao JN, onde dizia terem sido aprovados 195 milhões de euros para financiar, ainda, a Plataforma Logística de Leixões, a Via Navegável do Douro, a Plataforma Multimodal do Porto de Lisboa, as Autoestradas do Mar, a promoção do uso de Gás Natural Liquefeito e a Janela Única Logística. Alexandra Figueira – Portugal in “Jornal de Notícias”

Sem comentários:

Enviar um comentário