Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Moçambique – Nacala tem oportunidades de negócios

Empresários de diversos sectores de actividade que operam na cidade de Nacala-Porto e no vizinho distrito de Nacala-à-Velha, na província de Nampula, ambos inseridos numa zona económica especial, tiveram a oportunidade de conhecer as grandes oportunidades que se abrem com o advento de diferentes projectos de investimentos planeados no âmbito do projecto-âncora de desenvolvimento da província a curto, médio e longo prazos.

Num fórum empresarial do sector privado, que teve lugar na última sexta-feira num dos estabelecimentos da cidade portuária de Nacala, os empresários locais tiveram a oportunidade de partilhar a réplica da conferência do sector que teve lugar em finais de Julho passado na cidade de Nampula, em que o governo provincial expôs as oportunidades de investimento que se apresentam para os próximos anos.

Em termos de provisão de água, por exemplo, o empresariado local foi convidado a participar no projecto de curto prazo de construção de uma barragem sobre o rio Sinhote (a 39 quilómetros da cidade de Nacala-Porto), cujo estudo de viabilidade foi já concluído, apesar de os custos não terem sido revelados.

Pretende-se com este projecto de abastecimento do precioso líquido tercializar a distribuição para o seu consumo aos operadores privados, assim como a respectiva provisão para a indústria e sistemas de irrigação e de abeberamento.

Espera-se ainda com pequenos sistemas de abastecimento oferecer oportunidades de negócios ao sector privado e viabilizar a expansão da rede de fornecimento do precioso líquido.



Ainda no que concerne ao fornecimento de água, aos empresários de Nacala foi dada a oportunidade de, a longo prazo, participarem na construção da barragem hidroeléctrica sobre o rio Lúrio, no distrito de Eráti, que com a sua conclusão se espera ter um volume de abastecimento de 518.000 m3 por dia ou 189.000.000 m3 anuais, suficiente para atender a demanda de água até 2035.

No domínio de estradas, e a curto prazo, o projecto-âncora apresentado aos empresários de Nacala-Porto poderá permitir a sua participação na asfaltagem do troço N 12, a Crussi Jamal (numa extensão de 40 quilómetros), avaliados em 15.400.000,00 dólares norte-americanos, bem como a de Naguema-Chocas Mar (cujos custos se estimam em 19.250.000,00 de meticais) como forma de melhorar a transitabilidade destas vias, com vista à exploração do potencial turístico e pesqueiro que as referidas zonas oferecem.

Os empresários de Nacala foram ainda convidados a fazer parte da asfaltagem do troço rodoviário Nacala-à-Velha-Memba, (com custos estimados em 29.167.000 dólares norte-americanos) e da estrada Matibane-Mossuril (avaliada em 21.875.000,00 dólares norte-americanos) respectivamente em 57 e 36 quilómetros.

Na área de energia, o projecto-âncora tem uma “oferta” aos empresários de Nacala-porto do estabelecimento de uma unidade de produção e venda de painéis solares, que constituirá uma alternativa para o aumento da disponibilidade e acesso a energias renováveis, isto a curto prazo, para além da construção de uma central térmica.

Para além destes projectos, o governo da província de Nampula propõe a participação dos operadores privados nos projectos de produção comercial de frangos e ovos, rações para avicultura, processamento de caju

Este encontro, que serviu para expor as oportunidades de negócios e de investimentos aos empresários de Nacala-Porto e Nacala-à-Velha, foi co-organizado pela CTA, Grupo DAL e pela Associação de Pequenas e Médias Empresas que juntou na mesma sala perto de cem participantes. In “Jornal de Negócios” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário