Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Portugal – E se pudesse falar com Fernando Pessoa?

O livro “Na Floresta do Alheamento – Diálogo Improvável com Fernando Pessoa” vai ser apresentado, hoje, na Centésima Página em Braga - Portugal

A obra, de autoria de Celeste Malpique, vai ser dada a conhecer na livraria bracarense, pela voz de Cristina Fabião, psiquiatra, psicanalista e membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) e da International Psychoanalytical Association.

“Na Floresta do Alheamento, Diálogo Improvável com Fernando Pessoa”, associa fragmentos do Livro do Desassossego, assinado por Bernardo Soares, semi-heterónimo de Pessoa, a um espaço potencial de fantasia, estabelecendo uma relação analítica um pouco interpretativa e provocatória mas que não esconde uma grande admiração pela genial criatividade pelo mais universal poeta português. Embrenha-se na beleza da floresta, reconhece que perde a clássica neutralidade analítica, mas nem assim consegue retirá-lo do seu alheamento!

A autora deste livro, Celeste Malpique é, como a oradora desta apresentação, psiquiatra e psicanalista. Além da atividade clínica, gosta de escrever e tem, desde sempre, uma grande paixão por Fernando Pessoa. Em 2000, aposentou-se das suas tarefas institucionais e redirecionou o tempo livre para a escrita de algumas reflexões psicanalíticas sobre a vida e obra do poeta. “Na Floresta do Alheamento” é o seu segundo livro e nasce com o intuito de complementar o primeiro, publicado em 2007, intitulado “Fernando em Pessoa”. Para além da participação no Colóquio do Porto (2012) sobre “Pessoa em Análise”, foi também convidada para o Congresso Internacional Fernando Pessoa, que se realizou em Lisboa no ano de 2013. Catarina Villas Boas – Portugal in “Gazeta do Rossio”


“Na Floresta do Alheamento” | literatura | sexta 08 | Livraria Centésima Página | 18h | entrada gratuita






Sem comentários:

Enviar um comentário