Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Portugal – Ciência na escola

“Soure Cerealmecanic” promete revolucionar forma de triturar cereais. Inovação Projecto elaborado por alunos da Escola Secundária Martinho Árias, que ontem foi apresentado, surgiu de uma necessidade sentida num território com fortes características agrícolas.

O trituramento de cereais, para a feitura de farinhas, granulados e rações animais é uma prática muito comum nos meios agrícolas. Tradicionalmente, esse trabalho é feito manualmente, uma vez que a utilização dos moinhos é cada vez mais escassa. E foi, precisamente, partindo desse princípio que João Évora, Carlos Sabino, Daniel Duarte, Marcelo Bértolo e Rodrigo Santos decidiram criar uma solução de última geração, o “Soure Cerealmecanic”, um sistema electromecânico agrocomunitário com autonomia energética, através de um painel solar fotovoltaico, para geração de energia, que permitirá de uma forma mais célere e eficaz o trituramento de cereais.


Os jovens empreendedores, todos alunos do curso profissional de manutenção industrial electromecânica, da Escola Secundária Martinho Árias, elaboraram o projecto «no contexto de sala de aula» e decidiram, agora, apresentá-lo, para «poderem recolher informações de pessoas experientes e ligadas ao sector agrícola de forma a que possam melhorar e aperfeiçoar o projecto», referiram Luís França e Hélio Machado.

Os professores responsáveis sublinharam ainda que o “Soure Cerealmecanic” «é um projecto autosuficiente, uma vez que é composto com um painel fotovoltaico que utilizaenergia solar, mas que também está preparado para ser utilizado com energia eléctrica».

O projecto demorou um semestre a ser concebido e de acordo com os docentes, esta apresentação «teve como objectivo revelar o que é feito dentro da escola, bem como mostrar à população que o projecto tem viabilidade para vir a ser comercializado».

Projecto passou à fase final do concurso “Ciência na Escola” promovido pela Fundação Ilídio Pinho

O “Soure Cerealmecanic” é um projecto que está na fase final do 4.º escalão – constituído por projectos que envolvam alunos do Ensino Secundário - do concurso “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, e caso a vitória venha a sorrir à equipa da “Martinho Árias” , esta já tem em mente o que fazer com os 20 mil euros de prémio. «Em primeiro lugar seria uma mais-valia para a escola e depois permitiria que continuássemos a desenvolver e melhorar o projecto», referiram.

Outra das finalidades do projecto “Soure Cerealmecanic”, cuja concepção rondou os 350 euros, «é permitir às pessoas de mais idade, que possuem pequenas explorações agrícolas, e que ainda andam no campo a trabalhar, uma maior facilidade na sua actividade». E Soure, nessa matéria, é um concelho com enorme potencial para essa área de negócio, dado a sua vertente rural. Ricardo Busano – Portugal in “Diário de Coimbra”

Sem comentários:

Enviar um comentário