Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Portugal – Vinho Verde Fest

A segunda edição do 'Vinho Verde Fest', que hoje é inaugurada, 'serve-se' “renovada e sofisticada” e com o propósito de “ser um contributo importante para a dinamização do vinho verde” anunciou o administrador-executivo da Agência para a Dinamização Económica - InvestBraga - Humberto Carlos, ontem, na apresentação do certame.

O Parque de Exposições de Braga (PEB) abre as portas ao vinho verde, não só aos produtores que trazem as suas melhores colheitas e castas, mas também à sua dimensão gastronómica e turística, ao proporcionar momentos gastronómicos e vínicos e ao mostrar, pela mão de oito conceituados chefes de cozinha, as harmonizações entre o vinho verde e a comida.

Depois de uma 'primeira prova', o ano passado, o 'Vinho Verde Fest' promete aumentar a 'graduação', o que está, à partida garantido, pelo aumento do número de produtores presentes.

A expectativa da organização é, nesta edição, dar “um salto significativo em termos de público e de produtores” afirmou Humberto Carlos.

Das nove sub-regiões demarcadas do vinho verde, oito estão representadas no certame que vai expor mais de uma centena de vinhos que vão desde os brancos aos rosados, passando pelos tintos e incluindo espumantes e aguardentes.

O responsável da InvestBraga destaca a “dimensão relevante do evento” a que se associa a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e que este ano atinge também um nível internacional.

Parceiros desde a primeira hora são também a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e a Associação Comercial de Braga.

Humberto Carlos justifica que faz todo o sentido a InvestBraga organizar um evento desta natureza pela importância do vinho verde e pela economia que ele dinamiza e para a qual Braga quer dar um contributo.Teresa Costa – Portugal in “Correio do Minho”

A InvestBraga - Agência para a Dinamização Económica, E.M. organiza o 2.º Vinho Verde FEST, que se realiza nos dias 15, 16 e 17 de Maio de 2015, no Parque de Exposições de Braga.
 
Este evento embora alicerçado na promoção do Vinho Verde, vai simultaneamente promover a Gastronomia e o Turismo. Diariamente os visitantes podem participar em provas de vinhos e gastronomia e showcookings com chefes de prestígio, animação com DJ’s e muitas outras actividades que pretendem celebrar o Vinho Verde, a Gastronomia e o Turismo.

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e a Turismo do Porto e Norte de Portugal estão associadas ao evento.

O setor de produção dos Vinho Verde tem atualmente cerca de 21.000 produtores dispersos por 48 concelhos.

Do programa desta edição da Vinho Verde FEST constam, o 2.º Concurso de Vinhos Verde - InvestBraga, workshops e ações de formação com destaque para o Curso de Vinhos.

Na área da Gastronomia, destaque também para o Mercado Gourmet onde os visitantes encontrarão azeite, chás, chocolates, compotas, conservas, doçaria, especiarias, gins, licores, mel, patês, queijos, etc.

SECTORES PRESENTES
VINHOS
Adegas Cooperativas; Armazenistas; Engarrafadores; Distribuidores.
MERCADO GOURMET
Azeite, Chás, Chocolates, Compotas, Conservas, Doçaria, Especiarias, Gins, Licores, Mel, Patês, Queijos, etc.
TURISMO E INSTITUCIONAIS
Municípios; Enoturismo; Ensino e Investigação; Hotelaria; Imprensa Especializada. Parque de Exposições de Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário