Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Moçambique – Oportunidades de negócios com o Brasil

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) mostrou-se preocupada com o baixo volume de exportações para o Brasil, que actualmente não ultrapassa a barreira de 1%, o que revela que as empresas nacionais têm apostado pouco na sua internacionalização.

Para reverter este cenário, pouco favorável, de acordo com Agostinho Vuma, vice- presidente da CTA, que falava durante a cerimónia de abertura do Seminário sobre Oportunidades de Negócios entre Brasil e Moçambique, havido esta segunda-feira, 13 de Abril de 2015, na cidade de Maputo, as empresas nacionais devem apostar na sua capacidade técnica e financeira, para competir em pé de igualdade com as estrangeiras que investem no País.

Ainda de acordo com Agostinho Vuma, é necessário que os investimentos que têm sido feitos no País beneficiem, em primeiro plano, ao empresariado nacional, o que pode ser feito através de parcerias, consórcios e transferência de tecnologias, pois só assim é que serão criados mais postos de trabalho.

Sobre o seminário, organizado pela Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique, o vice-presidente da CTA considerou que o mesmo constitui uma "excelente oportunidade para a troca de experiências entre empresários dos dois países, cujas relações comerciais têm vindo a crescer nos últimos tempos".



"Moçambique tem um manancial de potencialidades económicas, com destaque para a recente descoberta e início de exploração de recursos naturais, o que o torna um destino de elevadíssimos volumes de investimentos. Já o Brasil possui uma vasta experiência de crescimento e de fortalecimento da classe empresarial, pelo que, encorajamos que haja transferência de conhecimento diverso, particularmente no agro-negócio e manufacturas", afirmou Agostinho Vuma.

Por seu turno, Sabrina Ferraz, directora regional da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique, fez saber que, entre 2009 e 2013, as trocas comerciais entre os dois países cresceram 34,8%, tendo o investimento brasileiro executado em Moçambique ascendido aos 9,5 biliões de dólares norte-americanos na última década.

Moçambique é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil a nível de África, ultrapassando a média de exportações do Brasil para o resto do mundo, que se situam nos 27%, explicou Sabrina Ferraz, que também destacou o facto de os dois países terem assinado em Março último um acordo de cooperação e facilitação de investimentos, que visa alavancar a internacionalização de empresas.

Importa realçar que o Seminário anual sobre Oportunidades de Negócios entre Brasil e Moçambique insere-se no âmbito da Semana do Brasil em Moçambique, edição 2015 e conta com a participação de cerca de 40 representantes de empresas brasileiras que vêm conhecer as oportunidades de negócio que o País tem a oferecer. In “Olá Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário