Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 18 de abril de 2015

Portugal – Lisboa como nunca a vimos

Lisboa quer posicionar-se num patamar de sublimidade turística com a iniciativa “Lisbon Muse”, uma exposição única que visa divulgar nove espaços culturais da capital portuguesa associados às faculdades das nove musas do Olimpo.

A iniciativa é organizada pela POMOcreat em parceria com a Central Models, a Cemusa e a REFER e decorre de 18 de abril a 18 de maio de 2015 na Estação Ferroviária do Rossio, Largo do Duque do Cadaval, em Lisboa.

A Culturgest, a Fundação Portuguesa das Comunicações, o Lisboa Story Centre, o Museu da Água, o Museu da Carris, o Museu do Oriente, o Padrão dos Descobrimentos, o Palácio dos Marqueses de Fronteira e o Teatro Tivoli BBVA foram os espaços convidados a participar.

A ideia original do investigador de Mitologia Greco-Romana, André Ferreira, de associar nove espaços de Lisboa às faculdades das nove musas do Olimpo, só pôde ser concretizada graças à fusão de seis áreas artísticas distintas, através dos profissionais Paulo Julião (figurinos), Magali Santana (maquilhagem e cabelos), Ana Pessoa (fotografia), Francisco Martins (foto-ilustração), Luís Covas (design gráfico) e Pedro Falé (audiovisual).

O resultado final passou por recriar nove momentos artísticos, que vão ser expostos em mupis (mobiliário urbano para informação) da CEMUSA numa das estações ferroviárias mais emblemáticas de Lisboa - Estação Ferroviária do Rossio - tendo a primavera como pano de fundo.

O projeto contou ainda com a participação da fadista Liana, que com o seu "Fado da Despedida (Lisboa foi o meu fado)" contribui para a projeção do Lisbon Muse através de um vídeo que, ao circular, permite difundir a Lisboa Olímpica pelos meios audiovisuais, mas também do escritor Nuno Verdial Soares, que elaborou os textos que acompanham toda a exposição, lembrando que Lisboa é uma cidade de poetas, e da atriz Joana Seixas, que vai ser a embaixadora do "Lisbon Muse". In “Descla” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário