Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Portugal - Tekever entra no Dubai e aposta forte na indústria dos drones

Tecnologia Com 80% do volume de negócios fora de Portugal, a Tekever mantém a internacionalização como principal foco



Depois de ter entrado no Reino Unido, China, Brasil e Estados Unidos, o próximo passo do grupo português Tekever é Abu Dhabi, no Dubai. O objectivo passa por dar continuidade ao processo de internacionalizar expandido o negócio além-fronteiras.

“O nosso principal foco está, efectivamente, na internacionalização, pois 80% do volume de negócios do grupo está fora de Portugal”, refere ao Diário Económico Ricardo Mendes, administrador Tekever, tecnológica portuguesa na área aeroespacial e defesa.

Uma das áreas de negócio onde a tecnológica está a apostar forte é na indústria dos drones. A Tekever tem hoje capacidade para produzir até 20 equipamentos por mês (dois aviões e todo o sistema de comunicações) que custam 200 mil euros.

“É um processo industrial adaptado às necessidades do mercado”, diz Ricardo Mendes. Este não é produto ‘mass market’, tais como aqueles que são comercializados na grande distribuição, pois são direccionais a uso profissional e militar. “Comparar os nossos equipamentos com os drones de consumo imediato é o mesmo que comparar um carro utilitário a um Fórmula 1”, salienta o administrador da Tekever.

O processo de venda deste tipo de equipamentos é complexo, pois antes de vender qualquer dispositivo a tecnológica portuguesa é obrigada a validar a idoneidade do comprador, o que é feito através do Ministério da Defesa.

A título de exemplo, o sistema não tripulado AR4 Light Ray (um dos drones produzidos) que foi utilizado numa missão real da NATO, no Kosovo, resultou de um protocolo de cooperação tecnológica com o Exército português que durou cerca de três anos. Durante esse tempo, o sistema foi testado e modificado em parceria com os operacionais. Hoje o mesmo equipamento está ao serviço da GNR no Gerês em missões de prevenção de incêndios. “Estas parcerias estratégicas são a garantia de que comercializamos produtos adaptados aos mercados internacionais”, adianta Ricardo Mendes.

Com cerca de 150 colaboradores, dispersos pelos diferentes mercados onde a Tekever esta presente, a facturação ascende aos 20 milhões de euros. Um valor global, que reúne as diferentes áreas de negócio do grupo, incluindo a que é comporta pelos aviões não tripulados.

Ricardo Mendes, que não divulga os resultados líquidos do grupo, relembra ainda que a falta de legislação é ainda um entrave ao desenvolvimento da indústria de drones. Neste momento e, tendo em conta a ausência de legislação, “não é possível a um particular criar um negócio utilizando este tipo de equipamentos. O nosso negócio é o fabrico, estando a operação a cargo de forças de segurança e de defesa que - ao abrigo da Convenção de Chicago podem operar este tipo de equipamentos”, conclui o gestor. Sara Mota – Portugal in "Diário Económico"

Localização:

TEKEVER EMEA - Rua das Musas 3.30 - 1990-113 Lisboa - Portugal
phone: +351 213 304 300 - fax: +351 213 304 301

Sem comentários:

Enviar um comentário