Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 25 de junho de 2013

Nicarágua

O Congresso da Nicarágua aprovou ontem, 24 de Junho de 2013, uma lei que permite a uma empresa de Hong Kong construir e operar um canal transoceânico, alternativo ao novo canal do Panamá.

A lei que consigna este novo canal foi aprovada por 61 votos, 25 contra e uma abstenção, vai demorar dez anos a ser construído e será operado pela empresa chinesa Hong Kong Nicaragua Canal Development Investment CO. durante um século, o que levou a oposição nicaraguense a criticar o acordo por perda de soberania.

Assiste-se neste início do séc. XXI a uma tentativa de supremacia entre os Estados Unidos da América e a China pelo comércio entre continentes e Portugal está na rota dos interesses destes dois países com o porto de águas profundas de Sines e com o projecto de um segundo porto também de águas profundas a construir na Trafaria.

Enquanto Sines, continua mês após mês, a bater recordes de carga e descarga de mercadorias, com as dificuldades de não ter uma linha férrea directa a Espanha e com ligação ao resto da Europa, que viabilize também o aeroporto de Beja, a Trafaria que poderá ser uma resposta concorrencial aos interesses dos diversos mercados internacionais, terá o problema da saída da linha férrea do porto colocado na extremidade da margem esquerda do rio Tejo, como terá dificuldades adicionais com os inertes transportados pelo próprio rio.

Portugal, ao contrário de muitas afirmações públicas de comentadores políticos, está no centro do mundo, ou não tivesse Vasco da Gama nascido em Sines, mas para conseguir esse desígnio, necessita como pão para a boca, urgentemente de linhas férreas, de transporte de mercadorias e passageiros, que carreguem o mais rapidamente possível os produtos para e da Europa, ligando os portos nacionais aos grandes centros industriais e pólos logísticos europeus, substituindo em eficiência Antuérpia, Roterdão ou Hamburgo.

A tecnologia ligada aos transportes vai evoluindo e hoje pode-se complementar os três principais meios de transporte, o marítimo, o rodoviário e o ferroviário, apenas num só, para tal observe este vídeo aqui. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário