Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 16 de junho de 2013

Malawi

 
A Presidente da República do Malawi, Joyce Banda, discursou em Genebra na 102ª Conferência Internacional do Trabalho no momento em que se comemorava o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
 
A Presidente do Malawi, Joyce Banda, prometeu o apoio do seu país para intensificar os esforços contra o trabalho infantil, numa altura em que cerca de 215 milhões de crianças em todo o mundo são afectados por este problema.
 
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) que veicula a informação, Joyce Banda afirmou: “Pessoalmente estou preocupada que o trabalho infantil continue a ser um grande problema na maioria dos países em desenvolvimento, incluindo o Malawi. É principalmente devido aos altos níveis de pobreza, entre outras coisas. É evidente que, quando as famílias não têm um emprego digno que lhes dá um rendimento, as crianças dessas famílias estarão propensas ao trabalho”. Joyce Banda depois de especificar a realidade do Malawi acrescentou: “Comprometo-me a continuar a defender a tolerância zero ao trabalho infantil no Malawi e intensificar também programas para erradicar a pobreza, que é a causa raiz do problema”.
 
Entre 2004 e 2009 o Malawi tem registado um crescimento económico médio superior a seis por cento, mas a taxa de pobreza ainda está acima dos 50% e cerca de meio milhão de crianças efectuam trabalho infantil.
 
O governo do Malawi tem desenvolvido um plano de acção nacional para combater o trabalho infantil, abrangendo o período de 2010 – 2016, que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apoia através do SNAP (Support for the National Action Plan). Este modelo SNAP combina um sistema de monitorização do trabalho infantil baseado na comunidade, investimentos em infra-estruturas e acções comunitárias coordenadas para identificar as crianças trabalhadores e integrá-las no sistema escolar, com acesso à educação e formação. Baía da Lusofonia 

Sem comentários:

Enviar um comentário