Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 29 de dezembro de 2012

Duzentos...


O blogue Baía da Lusofonia em actividade há sete meses, exclusivamente dedicado às palavras em língua galaico-português e em crioulos derivados, após uma semana dedicado à poesia, regressa ao texto para fazer um balanço.


Nos 212 dias de existência utilizando uma linguagem acessível a todos os falantes lusófonos espalhados pelo mundo, foram publicados 250 textos, cabendo a maior responsabilidade às citações que corresponderam a 45% do total publicado. Os textos originais, 34,1% do total, têm sido nos últimos meses, apresentados com mais assiduidade, graças a novas colaborações que têm contribuído para um enriquecimento da qualidade dos textos. A poesia, 18,5% do total, representando todos os países da CPLP e as regiões da Galiza e Malaca, tem tentado mostrar o que os poetas de língua portuguesa descrevem por esse mundo, embora sejam os textos que infelizmente são menos visitados. Por fim as traduções e entrevistas correspondem a 2,4% do total.
 

Uma das preocupações do blogue Baía da Lusofonia é a da diversificação geográfica dos textos, tarefa que não é fácil de elaborar. Mesmo assim conseguiu-se um vasto leque de origens, cabendo a dois países, que me parece consensual, Portugal e Brasil, o maior número de textos publicados, 22,5% e 19,7% do total, respectivamente. Moçambique, 7,2%, Angola, Galiza e Guiné Bissau, 6,8% do total, são os países e região que também contribuíram significativamente para a apresentação de palavras lusófonas.


Num patamar com um número menor de escritos estão, São Tomé e Príncipe, 4,4% do total, Cabo Verde, 4%, o conjunto da CPLP, 2,8%, a Guiné Equatorial e Timor Leste, ambos com 2,4%, Casamansa, 1,6%, com os seus textos a terem muita procura e os EU América, 1,2% do total.

 
Por fim, com uma percentagem inferior a 1, temos Goa, Macau, o conjunto da Lusofonia e Uruguai, 0,8%, Malaca, Equador, Espanha, México, Namíbia, Rússia, Suécia e Catalunha, todos com 0,4% do total.


Dos textos publicados há a destacar pelo número de visitas, as citações “Consumo” e “Social” do ministro brasileiro Moreira Franco, o original “Desavergonhado” da Baía da Lusofonia e a citação “Casamansa” um texto brasileiro do Prof. Dr. Adelto Gonçalves.
 

As origens das visitas têm sido das mais diferenciadas, com sete países a evidenciarem-se dos restantes. Portugal, 20,3% do total, Alemanha, 17,1%, EU América, 16,9%, Rússia, 13,9%, Brasil, 9,4%, França, 5,2% e Espanha, 4,6% do total.
 

O blogue Baía da Lusofonia espera continuar a navegar pelo ano de 2013, aportando a novos locais onde se fala em língua galaico-português. Obrigado. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário