O Rei de Oukwanhama, Jerónimo Haleinge, disse, domingo, na localidade de Oipembe, província do Cunene, que os valores culturais devem continuar a ser estudados, divulgados e enaltecidos, de modo a contribuírem na prossecução dos objectivos estratégicos tendentes ao alcance do progresso, desenvolvimento e afirmação do contexto nacional
Falando na cerimónia que marcou as comemorações do 6º aniversario da restauração do reinado de Oukwanhama, o soberano referiu que para que isso aconteça é necessário estimular um ambiente cultural saudável, que permita libertar energias criadoras dos diferentes grupos etnolinguísticos e não só.
Jerónimo Haleinge afirmou que o seu reinado desde a sua restauração tem estado a trabalhar dentro das normas estabelecidas pela Constituição da Republica de Angola, com as comunidades da sua área de jurisdição e com as instituições do estado, na busca de ideias e na criação de acções que concorram para o bem-estar social das mulheres, homens, jovens e crianças da comunidade.
O soberano disse que o reino de Oukwanhama vai continuar a colaborar e cooperar com os poderes públicos em matérias ligadas aos sectores da saúde, educação, água, roubo e furto de gado e bem-estar social dos povos. “O Rei faz parte do Conselho de Concertação Social do Governo da província do Cunene e é neste espaço onde vamos continuar a levar as principais preocupações do povo”, acrescentou.
As celebrações do 6º aniversario da restauração do reinado, disse, convida a todos a elevar o prestígio do reino de Oukwanhama, no sentido de perspectivar a realização de tarefas que possam estreitar os laços entre o conselho do reino e as comunidades e reforçar o elo entre a monarquia e as instituições publicas na busca de melhores condições das necessidades prementes das comunidades do reino o de Oukwahnama e não só.
Para Jerónimo Haleinge, os próximos tempos são desafiadores para o reinado, que vão se assentar, essencialmente, no domínio do resgate, preservação e divulgação dos valores culturais da nossa comunidade, a cooperação com órgãos da administração local do estado na persecução de assuntos comunitários.
O soberano, reafirmou, igualmente, ser um desafio a conservação das estruturas do poder tradicional e a recuperação dos valores culturais do povo Ovawambo.
“Quero pedir à cada um de nós que faz parte da comunidade do reinado de Oukwanhama a empenhar-se em fazer o que lhe competir, de modo a enriquecer a nossa história comum e, concomitantemente, a história de Angola no seu geral”.
O Rei de Oukwanhama, na província do Cunene, disse que tem como desafios a conservação das estruturas do poder tradicional e a recuperação dos valores culturais do povo Ovawambo.
De acordo com Jerónimo Haleinge, as acções de restauração do reino visam contribuir para a identificação, conservação e a preservação da identidade cultural dos povos, com vista à classificação a património histórico nacional. Elautério Silipuleni – Angola in “Jornal de Angola”
Sem comentários:
Enviar um comentário