A construção do Canal da
Nicarágua começará em Agosto de 2016, com a instalação de um cais e de um depósito de
combustível para receber e abastecer a maquinaria pesada necessária aos
trabalhos, avança a “Bloomberg”, que cita fonte da HKND (Hong Kong Nicaragua Canal
Development Investment Company).
A construção do Canal da
Nicarágua (que se propõe fazer concorrência ao Canal do Panamá, cuja obra de
alargamento está em fase de finalização) chegou a ter arranque previsto para
2015, com um prazo de cinco anos para ser inaugurado, mas a necessidade de
ajustes no projecto, segundo a HKND, levaram ao adiar o arranque dos trabalhos.
O projecto tem um custo
estimado de 50 mil milhões de dólares (44,4 mil milhões de euros). A HKND
assume a construção, contra uma concessão por um prazo de 100 anos. O financiamento
será assegurado pela emissão de dívida e pela entrada de novos sócios no
consórcio, admitindo-se mesmo a realização de uma IPO (Oferta Pública Inicial).
O canal atravessará a
Nicarágua, de Punta Gorda, na costa atlântica, a Brito, no Pacífico, passando
pelo lago Nicarágua, no centro do país. Terá uma extensão de 276 quilómetros,
230 a 520 metros de largura e fundos de até -27,6 metros. Muito maior do que o
Canal do Panamá mesmo depois da expansão.
O projecto compreende, além do
canal propriamente dito, uma zona franca, dois portos de águas profundas (um em
cada extremo), um aeroporto internacional (na província de Rivas), estradas, e
instalações turísticas.
O projecto do Canal da
Nicarágua obteve aprovação do estudo de impacto ambiental em Novembro de 2015,
apesar da contestação das populações locais e de várias ONG ambientalistas. In “Transportes
& Negócios” - Portugal
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