A
Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM) vai transportar milho entre os
portos de Maputo e da Beira e o Zimbabué.
O contrato, firmado pela
companhia nacional ferroviária do Zimbabué (NRZ) e que envolve também a
sul-africana Transnet Freight Rail, prevê o transporte diário de seis mil
toneladas de milho, importado da América do Sul.
O ministro do
Desenvolvimento da Agricultura, Mecanização e Irrigação do Zimbabué, Joseph
Made, informou recentemente que o país precisará de importar 700 mil toneladas
de milho, entre Maio próximo e a próxima colheita em 2017, a fim de evitar a
fome decorrente da seca que está a afectar as plantações na maior parte da
África Austral.
O director-geral da NRZ,
Lewis Mukwada, disse ao “The Southern Times” que o milho será importado através
dos portos de Maputo e da Beira, em Moçambique, e de outros na África do Sul.
Na sequência do anúncio por
parte da Zâmbia da proibição de exportação de milho, o principal ingrediente da
dieta alimentar dos povos da região, o Zimbabué e os países da Comunidade de
Desenvolvimento da África Austral começaram a importar o cereal da América do
Sul, principalmente do Brasil e da Argentina. In
“Transportes & Negócios”
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