No final deste mês de
Dezembro de 2014, a Transfennica Iberian, linha de transporte marítimo pertence
à empresa holandesa Transfennica do Grupo Spliethoff suspenderá o seu serviço
ro-ro entre Bilbao (Espanha), Portsmouth (Reino Unido) e Zeebrugge (Bélgica).
Tal decisão resulta da
introdução de nova legislação ambiental na UE denominado Sulphur Emission
Control Area (SECA) que tem origem na Organização Marítima Internacional das
Nações Unidas (IMO) e visa garantir uma redução substancial das emissões de
enxofre marinhos no norte da Europa a partir do próximo dia 01 de Janeiro de
2015, numa região que abrange o mar Báltico, o Categate, o mar do Norte e o
Canal da Mancha.
Esta área no norte da Europa
é a segunda SECA, a primeira está situada na costa do Atlântico norte e abrange
uma zona de 200 milhas ao longo da costa dos Estados Unidos e do Canadá. A nova
legislação obriga os navios que operam na zona SECA a utilizar um teor máximo
de enxofre no seu combustível de 0,1%, muito inferior ao limite actual de 1%.
Esta alteração ambiental
significa aumentos no custo de transporte que reflete no valor do frete, o que
levará num futuro próximo ao regresso às estradas de aproximadamente 50% do
volume que nos dias de hoje são transportados por via marítima e são estas
contas que a Transfennica está a calcular para tomar a decisão de suspender o
serviço ro-ro para o norte da Europa, mantendo apenas entre as outras regiões
europeias, incluindo Portugal. Baía da
Lusofonia
Sem comentários:
Enviar um comentário