O Congresso da Nicarágua aprovou ontem, 24 de
Junho de 2013, uma lei que permite a uma empresa de Hong Kong construir e
operar um canal transoceânico, alternativo ao novo canal do Panamá.
A lei que consigna este novo canal foi
aprovada por 61 votos, 25 contra e uma abstenção, vai demorar dez anos a ser
construído e será operado pela empresa chinesa Hong Kong Nicaragua Canal Development Investment CO. durante um
século, o que levou a oposição nicaraguense a criticar o acordo por perda de
soberania.
Assiste-se neste início do séc. XXI a uma
tentativa de supremacia entre os Estados Unidos da América e a China pelo
comércio entre continentes e Portugal está na rota dos interesses destes dois
países com o porto de águas profundas de Sines e com o projecto de um segundo
porto também de águas profundas a construir na Trafaria.
Enquanto Sines, continua mês após mês, a
bater recordes de carga e descarga de mercadorias, com as dificuldades de não
ter uma linha férrea directa a Espanha e com ligação ao resto da Europa, que
viabilize também o aeroporto de
Beja, a Trafaria
que poderá ser uma resposta concorrencial aos interesses dos diversos mercados
internacionais, terá o problema da saída da linha férrea do porto colocado na
extremidade da margem esquerda do rio Tejo, como terá dificuldades adicionais
com os inertes transportados pelo próprio rio.
Portugal, ao contrário de muitas afirmações
públicas de comentadores políticos, está no centro do mundo, ou não tivesse
Vasco da Gama nascido em Sines, mas para conseguir esse desígnio, necessita
como pão para a boca, urgentemente de linhas férreas, de transporte de
mercadorias e passageiros, que carreguem o mais rapidamente possível os
produtos para e da Europa, ligando os portos nacionais aos grandes centros
industriais e pólos logísticos europeus, substituindo em eficiência Antuérpia,
Roterdão ou Hamburgo.
A tecnologia ligada aos transportes vai evoluindo e hoje pode-se complementar os três principais meios de transporte, o
marítimo, o rodoviário e o ferroviário, apenas num só, para tal observe este vídeo
aqui.
Baía da Lusofonia
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