Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 10 de setembro de 2023

Angola - Escritor Henrique Sungo vence prémio Guia Londres Awards

O escritor e cineasta Henrique Sungo venceu, este sábado, o prémio Guia Londres Awards, na Inglaterra

O escritor foi o mais votado da noite ao concorrer com mais cinco candidatos da mesma categoria.

O Prémio Guia Londres Awards, distingue desde 2006, individualidades nos vários ramos sociais e culturais da comunidade lusófona.

O objetivo é a valorização e a promoção dos negócios, cultura, artes e educação da lusofonia

Para Henrique Sungo este prémio tem um importante significado, uma vez que valoriza o trabalho árduo que tem realizado na Inglaterra, onde está radicado há mais de 15 anos, com as comunidades, e na divulgação da literatura e cultura angolana.

Autor de vários outros prémios, considera que o "segredo do sucesso é trabalhar arduamente com sapiência, honestidade e inteligência, sem esquecer a persistência, inovação e fé em Deus."

Sem desmerecer os outros concorrentes, Henrique Sungo confessa que estava confiante.

"Só positivo, e quando estou numa competição nunca penso em derrota, até porque acredito que o meu trabalho está em altura, é impactante e inspira outras pessoas", confirma.

O também cineasta, acrescentou ainda que as suas maiores motivações é o prazer da vida.

"Estar vivo e com saúde para poder fazer tudo o que eu desejo e penso. Isto motiva-me bastante. Por exemplo estou a aprender artes plásticas e quero evoluir para que num futuro próximo, possa expor os meus trabalhos não só em Londres onde vivo, mas também em Angola. Tudo isso graça a dádiva da vida e a disposição de eu querer fazer aquilo que acho que posso fazer, estudando, praticando e realizando.

Henrique Sungo, tem publicados os livros "Comer para funcionar e não pelo gosto", "A esperança da Welwitchia", Odisseia de uma zungueira", e "Minhas roupas, minhas raízes".

Em 2021 participou numa coletânea de contos africanos no Brasil.

O escritor faz parte de uma colectânea de autores da lusofonia, denominado "Sementes da Paz", que será lançada no Dia Internacional da Paz, assinalado a 21 de Setembro. Victória Ferreira – Angola in “Jornal de Angola”

Perfil do autor

Apaixonado pela escrita desde a tenra idade, Henrique Sungo começou por produzir crónicas por diversão, até imigrar para Europa. Já na Inglaterra formou-se em Cinema, Psicologia e Business. O escritor angolano foi distinguido pelas suas obras com alguns prémios e distinções internacionais, tais como Troan charity (prémio Escritor do ano 2017 e prémio Escritor da Comunidade em 2018), Africa is More internacional (Premiação de Melhor Escritor em 2019). Em 2020, Henrique Sungo recebeu a distinção de melhor escritor africano pela African Autours Awards 2020.



Sem comentários:

Enviar um comentário