Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 7 de abril de 2018

Cabo Verde - Sociedade Cabo-verdiana de Música vai homenagear compositores do país

Cidade da Praia – A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) vai assinalar o Dia Mundial do Direito de Autor com uma noite de música ao vivo, na Praia, onde 75 por cento dos cantores são autores e 25 por cento artistas.

A informação foi avançada hoje em conferência de imprensa, pela presidente da SCM, Solange Cesarovna, quando apresentava o programa de actividades da primeira gala musical denominada “Noite de Autores”, a ter lugar no dia 22 de Abril, na Praça Luís de Camões, na Cidade da Praia.

“Pela primeira vez, a SCM brinda os autores com uma noite de música onde eles são o centro das atenções. A intenção é não só comemorar o dia mundial, mas também prestar homenagem a uma grande figura, em vida, por ser o compositor mais idoso de Cabo Verde”, disse, sem revelar o nome.

A gala, segundo Solange Cesarovna, será especial porque a SCM vai apresentar novidades no sector, após ter recolhido além-fronteiras, muitas composições que ajudarão a descrever o panorama musical cabo-verdiano.

Para o sócio fundador da SCM João Miranda, tudo está pronto para a grande noite dedicada aos autores, onde subirão ao palco nomes como Nhelas Spencer, Tibau Tavares, Elida Almeida, Dany Mariano, Kim de Santiago, Lucibela, Homero Fonseca, Bau, Albertino Évora, Diva Barros e Agnelo Duarte.

A realização da Primeira Gala “Noite de Autores SCM”, para a celebração do Dia Mundial do Direito de Autor, consubstanciará na primeira distribuição dos direitos de autores, na rubrica de “execução de música ao vivo”.

O Dia Mundial do Direito de Autor é comemorado desde 1996, e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica já que neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário