Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Angola - Cabinda: Igreja de Lândana desaba com chuvas

A igreja centenária de Lândana, em Cabinda, classificada como Património Histórico-Cultural, não resistiu às últimas chuvas que atingiram a província, tendo desabado este sábado, 28, após vários alertas de risco que se acumularam sem uma intervenção



Há vários meses que a centenária igreja de São Tiago Maior, da missão Católica de Lândana, município de Cacongo, em Cabinda, sofria pequenos desabamentos e fissuras no revestimento na parte frontal.

Segundo o pároco local, Eugénio Cassoma, citado pela agência Lusa, desde que o templo completou o centenário de existência que já apresentava fissuras. ou seja, há mais de quatro décadas.

Ainda de acordo com a mesma fonte, os problemas no edifício foram se agravando desde 2015, sem ter sido realizada qualquer intervenção.

Para além do cúmulo de deficiências estruturais terá pesado para este desfecho, que não causou danos humanos, o intenso movimento de pesados na estrada contígua à igreja, decorrente da construção do porto de águas profundas do Caio.

Erguida no período colonial, a igreja completaria 145 anos no final de Julho. In “Novo Jornal” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário