Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 1 de março de 2016

Macau – Instituto Politécnico assinou acordo com Cabo Verde

O Instituto Politécnico de Macau assinou um acordo com a Universidade de Cabo Verde que vai permitir a mobilidade de estudantes. Por outro lado, Lei Heong Iok confirmou o lançamento de uma licenciatura de mandarim como língua estrangeira e revelou que vai defender em Pequim a uniformização do ensino do Português no Continente

Um protocolo científico e pedagógico assinado, na sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2016, entre o Instituto Politécnico de Macau (IPM) e a Universidade de Cabo Verde vai permitir a mobilidade de alunos. Assim, o IPM vai disponibilizar para alunos cabo-verdianos cinco vagas na licenciatura em língua chinesa para estrangeiros e mais 15 no curso de gestão do jogo.

Por outro lado, na qualidade de delegado da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Lei Heong Iok revelou que vai pedir ao Ministério da Educação da China para promover a padronização do ensino da língua portuguesa em todas as universidades do Continente Chinês. O presidente do IPM alertou que a falta de experiência dos docentes contribui para que a aprendizagem seja pouco satisfatória.

Para contrariar esse cenário, Lei Heong Iok pretende que seja criada uma subcomissão para planificar, dirigir e avaliar a educação da língua portuguesa no Continente chinês.

Confirmado novo curso para bilingues

Durante mais um “Dia Aberto”, o IPM recebeu no sábado estudantes de escolas secundárias locais que ficaram a conhecer a oferta curricular. Na ocasião, Lei Heong Iok confirmou que a licenciatura de mandarim como língua estrangeira vai estar pronta a funcionar em Setembro, e poderá ter 20 alunos. “É um curso ‘tailor made’ para os estudantes de língua materna portuguesa”, garantiu Lei Heong Iok ao Canal Macau.

O programa curricular do curso será publicado em Boletim Oficial no prazo de uma a duas semanas, disse o mesmo responsável, acrescentando que, com as novas instalações na Taipa, o IPM planeia aumentar o número de vagas nas cinco escolas.

Durante o discurso, Lei Heong Iok frisou que a instituição vai continuar a “enfrentar o mundo e a procurar a excelência”, para formar talentos qualificados. Além disso, o IPM vai continuar a atribuir igual importância ao ensino e à investigação, promovendo a permuta e cooperação com outras instituições académicas, garantiu Lei Heong Iok. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário