Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 14 de março de 2016

Espanha - Que raio fizeram eles ao castelo?





















É normal que as cidades, vilas ou aldeias que têm em sua posse monumentos e edifícios históricos em estado avançado de destruição se encontrem, por vezes, numa encruzilhada: restaurar ou deixar ficar como está, em permanente decadência.

No caso do castelo Matrera em Cádis, a autarquia decidiu-se por um projecto de restauração para recuperar a sua imponência original. Mas a decisão foi imediatamente criticada pela população e os especialistas de restauração. Finalizadas as obras numa das torres, percebe-se porquê: por detrás das pedras originais da muralha surge um material branco completamente destoante, para reforçar a estrutura.

“A consolidação e restauração foi verdadeiramente lamentável”, explicou a sociedade de conservação do património espanhol Hispania Nostra. Porém, e segundo o arquitecto responsável pela remodelação, Carlos Quevedo, o objectivo foi plenamente conseguido: distinguir claramente a pedra original da estrutura acrescentada, ao mesmo tempo que tentava mostrar a estrutura inicial do edifício.

O castelo de Matrera foi mandado construir no século IX por um guerreiro andaluz e serviu como posto avançado da cidade de Ronda. Com uma muralha de mais de 500 metros de perímetro e várias torres de vigia, o castelo foi considerado como Monumento Nacional espanhol em 1949.

A restauração semi-fracassada já chegou a Inglaterra e levou o jornal Guardian a titular: “Que raio fizeram eles ao castelo?” In “Green Savers” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário