Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 31 de março de 2016

Holanda – Casamento entre pessoas do mesmo sexo

Casais do sexo feminino são mais propensos ao divórcio que os casais do sexo masculino

Os casamentos do mesmo sexo foram legalizados na Holanda em 1 de Abril de 2001. Durante os primeiros dois anos mais casais do sexo masculino aproveitaram a oportunidade para casarem-se, mas desde 2003 mais casamentos entre mulheres foram registados. Em 2015 realizaram-se 765 casamentos do sexo feminino e 644 do sexo masculino, ligeiramente superior aos últimos cinco anos.


Os casais de lésbicas são mais propensos ao divórcio do que os casais masculinos. Dos 580 casamentos de lésbicas registados em 2005, mais de 30 por cento tinham terminado em divórcio uma década depois. Os casamentos gays são menos propensos a terminar em divórcio: depois de uma década, mais de 15 por cento dos casamentos homossexuais masculinos tinham terminado. A taxa de divórcio para os casamentos heterossexuais foi de 18 por cento.


As pessoas que se casam antes dos vinte ou entre 40 e 50 anos são mais propensos ao divórcio. O risco de divórcio também é maior quando há uma grande diferença de idade entre os parceiros. Ao tomar estas idades e as diferenças de idade em consideração, os casais de lésbicas ainda são mais propensos ao divórcio do que os casais masculinos e heterossexuais. Nesse caso, o risco de divórcio é o mesmo para o sexo masculino casais gays e heterossexuais.

A única análise realizada inclui apenas os casamentos entre parceiros que ainda estavam vivos em 2016.

Os homens homossexuais são mais velhos quando se casam

Em média, os parceiros homossexuais são mais velhos quando se casam do que os heterossexuais. Os homens homossexuais têm, em média, mais de 43 anos de idade no dia do casamento contra cerca de 37 para os homens heterossexuais. Quase 20 por cento dos homens casados ​​gays tinham 55 anos ou mais no dia do casamento.

As mulheres lésbicas também tendem a ser mais velhos no dia do casamento do que as mulheres heterossexuais. A idade média das parceiras lésbicas no dia do casamento é de 39 contra 34 as heterossexuais.


A diferença de idade é considerável entre os parceiros do sexo masculino

Além da idade média em que os homens homossexuais se casam, a diferença de idade entre eles também é mais ampla do que entre as parceiras lésbicas e heterossexuais. A diferença média de idade entre os parceiros do sexo masculino foi de 7,5 anos em 2015; sendo em mais de um quarto dos casamentos superior a dez anos. A diferença média de idade entre as parceiras lésbicas era de 4,6 anos, contra 4,3 anos entre os parceiros heterossexuais. In “CBS Statistics Netherlands” - Holanda

Sem comentários:

Enviar um comentário