Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 18 de março de 2016

Angola – Proibição de venda de marfim

A Comissão Multissectorial contra crimes ambientais e relacionados à Fauna e Flora Selvagem apresenta hoje, 18 de Março de 2016, um Decreto Executivo que proíbe a venda de marfim e seus derivados no país.

O documento será apreciado na III sessão ordinária da Comissão, marcada pela apresentação do projecto de Lei dos Crimes e Transgressões Ambientais.

Sobre a mesa está, por exemplo, a discussão da estratégia para o encerramento das bancadas de comercialização de marfim, que têm no mercado de artesanato do Benfica uma das principais montras.

De tal forma que, em 2014, a organização não governamental "Save The Elephants" elevou a capital angolana – a par da cidade nigeriana Lagos – a principal centro mundial de comércio ilegal de marfim.

“Em Lagos há mais peças de marfim à venda, mas o comércio é mais dissimulado, com os vendedores mais conscientes das regras e mais receosos, enquanto os vendedores em Luanda têm muito pouca preocupação sobre a possibilidade de serem apanhados a vender marfim ilegal”, apontou a ONG.

Com esta realidade presente, a Comissão Multissectorial contra crimes ambientais e relacionados à Fauna e Flora Selvagem, presidida pela ministra do Ambiente, Fátima Jardim, deverá discutir também a instalação piquetes da Unidade de Crimes em zonas fulcrais: no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, troço Maria Teresa (Kwanza-Norte) e no Bengo.

A agenda de trabalhos inclui ainda a apresentação de um inventário do marfim e do modelo de farda a ser exibida pelos efectivos envolvidos nesta iniciativa.

A iniciativa dá resposta às prioridades identificadas por Fátima Jardim, que em finais de 2015 alertou para a urgência de o país combater a caça ilegal, sobretudo contra elefantes e rinocerontes. Na altura, a ministra do Ambiente comprometeu-se a acabar com a comercialização de artefactos de marfim. In “Novo Jornal” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário