Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 22 de novembro de 2014

Brasil – Ligação ferroviária ao Peru

A construção de uma linha ferroviária entre Brasil e o Peru, que permitirá unir comercialmente os portos do Atlântico e do Pacífico, não cruzará a Bolívia como este país espera, anunciou na passada quarta-feira, 19 de Novembro de 2014, o presidente peruano, Ollanta Humala.

O presidente disse que esta mega obra, que os governos de Lima e Brasília projectam, foi um dos assuntos abordados na sua recente viagem à China, país que em princípio participará na construção e no financiamento desta infraestrutura.

"Após um acordo prévio com o Brasil na China foi aprovada a assinatura de um memorando para iniciar os estudos de um projecto de caminho-de-ferro que una os oceanos e possa integrar os mercados de Brasil, Peru e China", disse Humala, durante a reunião com os meios de comunicação estrangeiros no Palácio do Governo.

O chefe de Estado indicou que o percurso que a linha férrea cobrirá não será pelo sul do Peru e através da Bolívia, mas sim "pelo norte do Peru, por razões de interesse nacional", que não especificou.

A Bolívia pretende participar no projeto que permite um escoamento dos seus produtos através dos portos dos dois oceanos, superando a ausência de acesso ao mar que no passado já teve.

Segundo estimativas iniciais, a ferrovia terá um custo de US$ 10 mil milhões, que a China estará em condições de financiar.

No passado mês de Outubro, o plano gerou alguns atritos diplomáticos entre as capitais, Lima e La Paz, depois do presidente boliviano, Evo Morales, afirmar que o Peru estava a marginalizar a Bolívia na participação no traçado.

"Não sei se o Peru está fazendo uma jogada desonesta", queixou-se Evo Morales.

Humala declarou ter "o maior respeito pelo presidente Evo Morales" e que o seu país está comprometido na integração com a Bolívia e apoia a sua reivindicação histórica de uma saída para o mar.

Neste sentido, referiu-se a "outro projeto de ferrovia que viria de La Paz" e chegaria até os portos peruanos e Lima. Afirmou que os ministros do Transporte dos dois países entraram em contato para avançar nesta temática. "É um desafio de engenharia pelas descidas da Cordilheira dos Andes até à costa", acrescentou. Baía da Lusofonia

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