Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 16 de novembro de 2014

Moçambique – Zambézia procura aumentar a produção de arroz

Zambézia - Mocuba: Produção de arroz reúne agricultores e sector bancário

Aumentar a produção de arroz com vista a contribuir nos esforços internos para a redução da importação deste cereal, bem como exportar a produção nacional, constitui o foco das estratégias que estão a ser discutidas hoje na cidade de Mocuba, na província da Zambézia.

O Governo, produtores, provedores de serviços agrários e insumos agrícolas, bem como os bancos comerciais estão a aprimorar as suas estratégias de intervenção na cadeia de valores com vista a criar condições que possam, nos próximos tempos, catapultar a produção de arroz e espera-se que, no final do II Fórum Provincial do Arroz, saiam contribuições valiosas.

O encontro, cujo tema é “Estimulando o Aumento da Produtividade e Produção do Arroz no Vale do Zambeze”, é promovido pelo Centro de Promoção de Agricultura (CEPAGRI), em coordenação com a direcção provincial do pelouro na província da Zambézia.

O delegado do CEPAGRI, Ilídio Massinga, afirmou, quando abordado pela nossa Reportagem, que o maior desafio da província da Zambézia é aumentar, nos próximos dez anos, a produtividade do arroz por hectare, passando do actual 0,8 tonelada por hectare para 3,5 toneladas por hectare.

Para isso, segundo ainda o nosso entrevistado, será necessário apoiar o produtor no amanho da terra, introduzir novas variedades, intensificar a utilização dos equipamentos agrícolas instalados nos centros de maquinarias nos distritos de Nicoadala (2), Maganja da Costa, Mopeia, Mocuba, Namacurra e apostar-se no processamento a nível dos distritos.

O país produz, actualmente, 260 mil toneladas de arroz por campanha e a província da Zambézia contribuiu com 54 por cento da produção nacional. Em termos reais, significa que a província da Zambézia produz, segundo dados do período 2002-2012, 140.400 toneladas de arroz.

Há, na província, 300 mil produtores deste cereal. O nosso entrevistado afirmou que há muito arroz de produção nacional que está fora do sistema de controlo da produção nacional, por isso um dos objectivos do encontro de Mocuba é discutir os mecanismos do exercício desse controlo para mensurar até que ponto os esforços internos estão a resultar na estratégia tendente à maximização da produção para a redução das importações.

Dados em nosso poder indicam que o país produz numa área de 900 mil hectares e metade desta encontra-se na Zambézia, apesar disso, não tem sido explorado todo o potencial, por isso a Agência do Desenvolvimento do Vale do Zambeze financiou a criação de centros de maquinaria nos distritos potenciais produtores de arroz.

A gestão dos centros de maquinaria foi adjudicada ao sector privado que está, neste momento, a providenciar serviços agrários na lavoura e incluem ainda serviços financeiros, armazenamento e comercialização.

Entretanto, Ilídio Massinga entende que a concretização do desafio de produzir arroz para abastecer o mercado interno e exportar passa também por assegurar o acesso à terra aos produtores. Explicou que hoje nenhum banco comercial financia um agricultor se ele não tiver o título de Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT).

Muitos dos produtores nacionais herdaram a terra dos seus antepassados mas nunca a registaram. No encontro de Mocuba, os representantes dos bancos comerciais terão a oportunidade de mostrar as facilidades de acesso ao crédito e as condições necessárias para o efeito.

A fonte reconheceu que os produtores de arroz na província da Zambézia debatem-se com dificuldades de acesso ao crédito bancário, equipamento para nivelamento da terra e comercialização porque as estradas não oferecem condições de transitabilidade durante uma boa parte do ano.

Vários temas estão a ser apresentados, nomeadamente políticas, estratégias e incentivos para o desenvolvimento da cadeia de valores de arroz, constrangimento e desafios dos produtores da cadeia de valores de arroz, programa de apoio em curso, apoio ao desenvolvimento da produção e casos de sucesso. O encontro foi precedido de um debate entre o CEPAGRI e os produtores que teve lugar ontem na vila municipal de Maganja da Costa. Jocas Achar – Moçambique in “Notícias”

Sem comentários:

Enviar um comentário