Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 20 de setembro de 2014

Portugal - Projecto português inTRAIN na InnoTrans, Berlim

O projecto inTRAIN – Projecto de Investigação e Desenvolvimento de componentes para interiores ferroviários – estará presente na InnoTrans, em Berlim de 23 a 26 de Setembro de 2014, no stand colectivo que reúne 16 empresas nacionais e duas internacionais do sector, no hall 5.1, stand 210.

O Projecto, que se encontra em fase de conclusão, desenvolveu e integrou todo o interior de um comboio suburbano numa mockup à escala real, para validação das soluções desenvolvidas, demonstrador do know-how e das capacidades tecnológicas dos consorciados, no sector ferroviário. A criação de sinergias de trabalho entre as empresas participantes – collaborative work – permite um enorme potencial de spin-offs para projectos decorrentes do conceito desenvolvido.

O inTRAIN é um projecto promovido por um consórcio de empresas constituído pela SETSA – Sociedade de Engenharia e Transformação, S.A; Active Space Technologies, S.A; Almadesign, Conceito e Desenvolvimento de Design LDA; INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial; ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade; Optimal Structural Solutions Lda; e Spin.Works, Lda, em estreita colaboração com a EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário. O projecto contou com o apoio da ERT – empresa de têxteis técnicos, da FORBO- fabricante líder em revestimentos de pavimentos e da CLIMAR – indústria de iluminação.

Formalmente o interior da carruagem caracteriza-se por uma linguagem emotiva e fluida, inspirada nas formas orgânicas da natureza. O tecto apresenta uma artéria central integradora dos sistemas de iluminação baseado num conceito LED RGB que permite alterar a intensidade e cor da luz proporcionando diversos ambientes em função de variáveis como a luz natural, as condições climatéricas e a estação do ano, integra também o sistema de som e de distribuição de ar que se ramifica para os pilares das portas constituindo assim um pórtico de entrada.

O projecto aposta na utilização de materiais compósitos certificados para o fogo M2/F2 e em estruturas modulares com vista à fácil acessibilidade à estrutura primária da carruagem e consequentemente à sua fácil manutenção e substituição, tendo também como objectivo a leveza da solução final. A principal inovação respeitante ao desenvolvimento dos bancos refere-se ao projecto / implementação de uma estrutura cantilever em compósito. No âmbito de sistemas de infotainment e som, foi desenvolvido um esboço inicial da interface visual, que transmite informações com várias características. Esta inferface será feita por painéis com ecrãs TFT e irá integrar o sistema de som, de forma a permitir transmitir diversos conteúdos audiovisuais.

Financiamento

O inTRAIN é um projecto integrador de custo e risco controlados com a possibilidade de retorno para alavancar outros projectos e investimentos. O projecto tem também como objectivo introduzir melhorias ao nível do I&D, organização, cooperação e gestão das empresas bem como estimular a sua presença no mercado internacional. Foi financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE, e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. In “Webrails.tv” - Portugal

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