Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Honduras – Projecto para impulsionar a produção de cacau

Um projeto para melhorar a produção de cacau beneficiando cerca de 1800 famílias foi lançado no passado dia 22 de Setembro de 2014 em Omoa, departamento de Cortés nas Honduras, com o apoio da Agência Suíça para o Desenvolvimento (COSUDE), informou uma fonte oficial em Tegucigalpa.

O projeto, que na verdade começou em 1 de agosto de 2013 e vai durar mais de três anos, estará concluído em 31 de dezembro de 2017, vai investir R$ 4,9 milhões, informou o Ministério da Agricultura do país centro-americano num comunicado.

Além disso, contará com um Fundo de Desenvolvimento do Cacau como mecanismo de investimento para facilitar o desenvolvimento dos serviços financeiros através de parcerias de crédito rural com os bancos nacionais.

O Lançamento do "Projecto de Melhoria do Rendimento e Empregos para Produtores e Produtoras de Cacau nas Honduras (PROCACAHO) esteve a cargo da directora da delegação da COSUDE, Geneveive Federspiel, e o gerente da Associação de Produtores de Cacau nas Honduras, Aníbal Ayala.

Participaram também o coordenador regional da Secretaria de Agricultura e Pecuária Roberto Paz; o director da Fundação para o Desenvolvimento Empresarial Rural (FUNDER), Miguel Angel Bonilla, e o responsável da Fundação Hondurenha de Investigação Agrícola (FHIA), Adolfo Martínez.

Através deste projecto, aumentará em 300 dólares o lucro líquido anual de pelo menos 1800 famílias de agricultores de cacau distribuídos por 2000 hectares, das quais 1000 já estão estabelecidas, que vão melhorar a sua produtividade no Sistema Agroflorestal Sustentável (SAF).

A criação de postos de trabalho associados à produção de cacau aumentará 20%, numa atividade em que as mulheres também estão envolvidas, acrescentou o comunicado.

Observa ainda que as atividades do projecto estão inicialmente concentradas nos departamentos de Santa Bárbara, Cortes, Atlântida, Comayagua, Colon e Yoro Olancho, no oeste, norte e leste, e que outras áreas podem ser incorporadas de acordo com a disponibilidade de financiamento.

O cacau é um sector com oportunidades de gerar empregos e rendimentos que contribuam para a redução da pobreza rural, de acordo com especialistas do sector.

Segundo o Ministério da Agricultura, as Honduras tem actualmente cerca de 4200 hectares de plantações reabilitadas, o que representa uma oferta para a colheita de 2014 de 1400 toneladas de cacau com um valor comercial estimado de quatro milhões dólares.

Além disso, o produto terá um mercado internacional deficitário, procurando comprar nas Honduras um volume de pelo menos 5000 toneladas de cacau de qualidade, disse a mesma fonte.

Um projeto semelhante, que inclui as comunidades indígenas no norte do Honduras, é patrocinado com um fundo de cooperação japonesa coordenado pelo Escritório do Banco Mundial em Tegucigalpa. in “El Economista” – Honduras

Sem comentários:

Enviar um comentário