Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Brasil – Infraestruturas deficientes

O País tem 58% do volume nacional de cargas escoado pelas estradas, no entanto 80,3% não são pavimentadas

Pelos quase 1,7 milhão de quilômetros de estradas que cortam o Brasil são escoadas 58% do volume nacional de cargas. No entanto, 80,3%, mais de 1,3 milhão de quilômetros, não são pavimentadas. Ao todo, o País tem 12,1% de rodovias pavimentadas; os outros 7,6% são vias planejadas.

Dividida por esfera de jurisdição, a malha rodoviária sob responsabilidade dos municípios é a que menos tem estradas pavimentadas, apenas 2%. Nas que estão na esfera estadual, a pavimentação não passa de 43,5%. As federais, por sua vez, têm 54,2% das vias asfaltadas.

A falta de pavimentação é apenas um dos problemas da infraestrutura logística brasileira. Em 2013, 300 profissionais das 250 empresas que mais faturaram no setor participaram de uma pesquisa do Instituto Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain), e 99% disseram acreditar que a infraestrutura logística causa perda de competitividade para o País. Ao todo, 97% apontaram que estradas malconservadas são o principal problema. Levantamento da CNT (Confederação Nacional do Transporte), também de 2013, foi além e viu que o acréscimo médio do custo operacional devido às condições do pavimento das rodovias brasileiras é de 25%.

Consultor de Infraestrutura Logística da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Luiz Antônio Fayet conta que caminhões transportando soja e milho cruzam trechos de 500 quilômetros a 1 mil quilômetros para chegar aos portos de Santos ou de Paranaguá. E aponta que o ideal era não cruzar mais de 400 quilômetros.

A produção de grãos, que durante 2014 está estimada em 200 milhões de toneladas, chega a ter, perdas de 20%, incluindo o que é desperdiçado durante o transporte por estradas em que os caminhões trafegam sacolejando entre os buracos. In  “Guia Marítimo” - Brasil

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