Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 20 de julho de 2014

Macau - IV Congresso Internacional da AILP



O IV Congresso da Associação Internacional de Linguística do Português Língua (AILP) estendeu até o final deste mês de julho o prazo para o envio de trabalhos. O evento acadêmico-científico terá lugar no novo câmpus da Universidade de MACAU, na ilha de Hengquin, entre os dias 03 e 05 de dezembro de 2014.


A Associação Internacional de Linguística do Português Língua (AILP) convida a todos para o seu IV Congresso Internacional a ser realizado no Departamento de Português (DP) da Universidade de Macau.


Como há, em termos mundiais, uma grande lacuna de conhecimentos sobre a presença da Língua Portuguesa na Ásia em tempos pós-coloniais e de superdiversidade, uma das principais temáticas do encontro será essa. Nesse sentido, além da fundamental atuação de linguistas de diferentes áreas e de diferentes países, o congresso contará com as contribuições de palestrantes de contextos asiáticos: professores, pesquisadores, professores, diretores de Departamentos e de Institutos de Português. Será a primeira vez que estarão reunidos todos esses representantes de países asiáticos para discutir o Português que é usado, ensinado, pesquisado e promovido nesse lado do mundo.


Outro aspecto que o congresso quer destacar é a concepção do português como língua pluricêntrica. A onda mais recente de investigações socioculturais em e sobre a língua portuguesa, desenvolvidas na Ásia especialmente na Universidade de Macau, tem evidenciado novas marcas e tonalidades que evidenciam o português como uma língua transnacional. É insustentável falar em línguas puras, homogêneas, associáveis a um povo específico e faladas, com exclusividade, em um território circunscrito. Assim, o que sobretudo precisa ser sublinhado é a ideia de uma língua-legião: porque são muitas as línguas portuguesas. E como vêm sendo faladas por sujeitos com heranças linguísticas e culturais imprevisíveis, na Ásia e em outros espaços, vão sendo alimentadas, (re)criadas, e, assim, vão se manifestando saudáveis, mestiças, carregadas com as contradições dos seus falantes.


Por promover e realizar discussões em alto nível acadêmico, o encontro será uma oportunidade para profissionais em geral (professores, tradutores, intérpretes…), estudantes de graduação e de pós-graduação manterem-se atualizados com as tendências atuais da pesquisa em linguística. Será, ainda, um espaço para a construção de redes e projetos internacionais.


O evento será organizado a partir de conferências, mesas-redondas, simpósios e oficinas.


Os nossos objetivos principais são:

• Situar a Língua Portuguesa como um idioma transnacional e pluricêntrico e que, assim, estabelece-se como um espaço de interação para sujeitos com diferentes experiências culturuais e linguísticas ao redor do globo;

• Destacar e valorizar a Língua Portuguesa na Ásia e, especialmente, criar um ambiente para que os profissionais tenham a oportunidade de ampliar conhecimentos teóricos – a partir das mesas-redondas e conferências – e conhecimentos práticos – a partir das oficinas. Esperamos que todos participem ativamente dos simpósios com as suas sessões de comunicação nas quais poderão discutir as suas ideias, as suas experiências e os seus trabalhos no que concerne à Língua Portuguesa;

• Reunir na Ásia linguistas de diferentes áreas e de diferentes países de maneira a discutir e aprofundar aqui saberes ligados à descrição, ao ensino e à difusão da Língua Portuguesa em diferentes partes do mundo;

• Proporcionar o primeiro encontro de líderes asiáticos envolvidos com a Língua Portuguesa, a fim de elaborar um documento oficial Português em diferentes países. No documento, vamos encaminhar sugestões aos consulados, governos, órgãos de fomento etc. para criar/ampliar projetos de pesquisa, ensino e divulgação do Português na Ásia;

• Produzir os Anais/Atas do encontro com as comunicações apresentadas e aprovadas pelos coordenadores de simpósios;

• Produzir um livro com as contribuições dos palestrantes asiáticos, provisoriamente intitulado “A Língua Portuguesa na Ásia Sob a Perspectiva da Superdiversidade: Ensino, Pesquisa e Difusão”.



A presença e colaboração de profissionais ligados à língua portuguesa em âmbito mundial será a garantia do sucesso do evento.

IMPORTANTE: Para participar com apresentação de trabalhos, é preciso associar-se. AILP - Macau



COMISSÃO EXECUTIVA DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DA AILP
UNIVERSIDADE DE MACAU
DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS
MACAU, CHINA


O email de contato da comissão organizadora é ailp2014congresso@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário