Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Olimpíadas Internacionais de Matemática 2014


Realizou-se na Cidade do Cabo na África do Sul, entre 03 e 13 de Julho de 2014, a 55ª Olimpíada Internacional de Matemática com a participação de 101 países e territórios, 560 jovens concorrentes, dos quais 56 eram do sexo feminino.

Nesta 55ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática novamente dois países lusófonos participaram no evento, Brasil e Portugal acompanhados desta vez da participação da Região Administrativa Especial de Macau. Lamenta-se a não participação dos jovens moçambicanos, país vizinho da África do Sul e dos jovens angolanos, tão próximos da Cidade do Cabo.

A equipa portuguesa

Desta vez foi Portugal o país lusófono melhor classificado, no 33º lugar com 123 pontos, subindo do 36º posto e os 111 pontos registados em 2013 em Santa Marta na Colômbia, que tinha sido a melhor classificação portuguesa. A equipa portuguesa conquistou duas medalhas de prata, três de bronze e uma menção honrosa, não conseguindo chegar ao ouro obtido nas últimas três participações.

Miguel Moreira
David Martins
Francisco Andrade
A equipa nacional, liderada por António Salgueiro e João Pereira, teve no jovem “já veterano nestas andanças” Miguel Miranda Ribeiro Moreira, medalha de prata, aluno do 12º ano da Escola Secundária Rainha D. Amélia, de Lisboa, a melhor classificação, ficou no grupo do 50º lugar, com 28 pontos, a um ponto da medalha de ouro. O 2º classificado foi David Pires Tavares Martins, repetente nesta competição, também com a medalha de prata, aluno do 12º ano da Escola Secundária de Mirandela que subiu ao 69º lugar com 27 pontos, do 250º posto do ano transacto. Em 3º lugar ficou o jovem Francisco Tuna de Andrade, medalha de bronze, também “veterano nestas competições”, aluno do 11º ano da Escola Secundária Padrão da Régua – Matosinhos, ficou na posição 200 com 20 pontos, subindo do 211º posto de 2013. Em 4º lugar da representação portuguesa, o jovem Henrique Rui Neves Aguiar, estreante, aluno do 11.º ano da Escola Secundária José Estêvão – Aveiro, medalha de bronze, ficou no 238º lugar com 18 pontos. Em 5º lugar ficou o jovem Nuno Miguel Arala Santos, aluno do 11º ano do Colégio Nossa Senhora do Rosário – Porto, na 267ª posição com 16 pontos e também medalha de bronze. No ano passado o Nuno ficou no 322º lugar, recebendo uma menção honrosa. O último classificado da representação portuguesa foi o estreante Henrique Cravo Esteves dos Santos, menção honrosa, estudante do 11º ano da Escola Secundária José Falcão – Coimbra, no 321º lugar com 14 pontos. A vizinha Espanha ficou no 48º lugar com 90 pontos.


O Brasil, liderado por Onofre Farias e Samuel Feitosa, ficou no lugar imediato a Portugal, no 34º lugar com 122 pontos, menos um ponto que a equipa portuguesa, conquistou três medalhas de prata, duas medalhas de bronze e uma menção honrosa, descendo do 28º posto com 124 pontos de 2013.

A equipa brasileira

Murilo Zanarella
Rodrigo Ângelo
O jovem brasileiro melhor classificado, Murilo Corato Zanarella, 16 anos, de São Paulo, estreante, medalha de prata, ficou no 102º lugar com 24 pontos. O jovem “veterano” Rodrigo Sanches Ângelo, 18 anos, de São Paulo, medalha de prata, terceira presença e a pior classificação, ficou no 109º lugar com 23 pontos. O terceiro estudante com medalha de prata, o jovem Daniel Lima Braga, estreante, 16 anos, do Ceará, obteve 22 pontos, medalha de prata e ficou na posição 124ª. O 4º classificado da equipa brasileira, Alexandre Perozim de Faveri, 17 anos, de São Paulo, ficou a um ponto da medalha de prata, ficou no 163º lugar com 21 pontos e recebeu a medalha de bronze. Com a mesma medalha, na 5ª posição da equipa, o jovem Victor Oliveira Reis, 17 anos, de Pernambuco, segunda presença, no 256º posto, com 17 pontos. A menção honrosa foi para Alessandro Augusto Pinto de Oliveira Pacanowski, segunda participação, 18 anos, do Rio de Janeiro, no 296º lugar. Os vizinhos a Sul do Brasil, a Argentina foi 56ª com 81 pontos, o Paraguai, 71º com 56 pontos e o Uruguai, 84º com 31 pontos.

Hou Chau
Piu Ng
A equipa da Região Administrativa Especial de Macau ficou no 62º lugar com 74 pontos, obtendo duas medalhas de bronze e quatro menções honrosas. A equipa foi liderada por Ieng Tak Leong e Lung Yam Wan e teve no jovem Hou Tin Chau, esteve presente em 2012 na Argentina, a sua melhor classificação individual, no 221º lugar com 19 pontos. Também com medalha de bronze, o jovem estreante Pui Chun Ng, no 267º posto com 16 pontos. Completaram a equipa, vencedores de menções honrosas, Hou Leong Sio (296º), Hoi Cheong Iam, Chi Chon Tang e Chou Hou Tang, todos no 421º posto.

A Olimpíada foi ganha pela China, 201 pontos, seguida dos Estados Unidos da América, 193 pontos, Taiwan, 192, Rússia 191, Japão, 177 e Ucrânia 175 pontos. Dos países que manifestaram interesse em serem candidatos a observadores associados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Geórgia ficou no 47º lugar com 92 pontos e Marrocos no 78º com 43 pontos.

No próximo ano, as Olimpíadas Internacionais de Matemática realizam-se em Chiang Mai na Tailândia, de 03 a 15 de Julho de 2015.

A participação portuguesa nas OIM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a selecção e preparação dos alunos está a cargo do Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Portugal participou pela primeira vez nas OIM em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro, quatro de prata, 23 de bronze e 22 menções honrosas.

A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.

A OBM é um projecto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Poderá aceder a toda a informação da 55ª Olimpíada Internacional de Matemática aqui. Para recordar o que se passou no ano passado em Santa Marta na Colômbia, aceda aqui. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário